Descrição de chapéu alimentação

Importante para a permanência dos alunos, veja como funciona a merenda escolar no Brasil

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São Paulo e Campinas

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Merenda e segurança alimentar

A fome foi assunto recorrente nos discursos políticos durante a campanha eleitoral.

↪ Segundo dados de junho, são 33 milhões em estado de insegurança alimentar grave no país. Além disso, o Brasil alcançou a maior taxa de internações de bebês por desnutrição em 14 anos.

Mulher mostra panela vazia no local que antes era o seu barraco, em Alagoas. Nova pesquisa mostra que internações de bebês associadas com desnutrição aumentou em 2021.
Mulher mostra panela vazia no local que antes era o seu barraco, em Alagoas. Nova pesquisa mostra que internações de bebês associadas com desnutrição aumentou em 2021 - Itawi Albuquerque/Folhapress

A merenda escolar é um ponto importante quando o assunto é fome.

↪ Na edição anterior, a professora Monalisa Carmo explicou que a alimentação contribui com a permanência dos estudantes nas escolas.

Para falar sobre o tema, é preciso entender as diretrizes que coordenam a alimentação escolar. Te explicamos.

Entenda como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil

O que é? um programa que oferece merenda para todas as etapas da educação básica pública. É gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

↪ Segundo o Ministério da Educação, "é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado".

Linha do tempo. Quando o Pnae começou e como ele se tornou o que é hoje?

  • Década 1940: surgiu a proposta de alimentação nas escolas oferecida pelo Governo Federal. Sem recursos financeiros, a ideia não foi concretizada.

  • 1988: a Constituição Federal assegurou o direito à alimentação escolar a estudantes do ensino fundamental, a ser oferecido pelos governos federal, estaduais e municipais.

  • 2006: a presença do nutricionista como responsável técnico passou a ser exigência, bem como parcerias com universidades públicas federais para desenvolver ações e projetos para benefício do programa.

  • 2009: o Pnae se estendeu para todas as etapas da educação básica. Ficou estabelecido que 30% dos recursos devem ser investidos em alimentos com origem na agricultura familiar.

Qual o valor pago? A quantia por dia letivo para cada estudante varia de acordo com a etapa de ensino e só pode ser investida na aquisição de alimentos.

  • Creches: R$ 1,07
  • Pré-escola: R$ 0,53
  • Escolas indígenas e quilombolas: R$ 0,64
  • Ensino fundamental e médio: R$ 0,36
  • Educação de jovens e adultos: R$ 0,32
  • Ensino integral: R$ 1,07
  • Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral: R$ 2,00
  • Alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno: R$ 0,53

O valor tem caráter suplementar e é pago em 10 parcelas mensais para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados.

Estados e municípios usam recursos próprios para financiar boa parte da merenda escolar, que além da compra de comida, também inclui o pagamento de funcionários.

Entrevista com o especialista

Alan Roger, nutricionista e educador

Homem negro veste roupas pretas e um chapéu preto. Ele esta sentado em uma cadeira de madeira em um lugar com plantas. Alan usa óculos e sorri para a foto.
Alan Roger, 31, é doutorando em saúde coletiva e já trabalhou no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar - Arquivo pessoal

Existe alimentos mais recomendados para os estudantes consumirem nas escolas?

Sim. Dentro do Pnae, no processo de aquisição, os alimentos in natura ou minimamente processados - os mais próximos da forma natural - devem ser no mínimo 75% do total adquirido. Processados ou ultraprocessados podem representar no máximo 20% e os ingredientes culinários, 5% do total. Veja a diferença de cada um aqui.

A partir de 1994, a merenda escolar teve um caráter descentralizado, ou seja, cada região começou a fazer receitas típicas da cultura alimentar local. Por que isso é importante?

Principalmente se levar em consideração que a gente vive num país de proporções continentais e que tem padrões alimentares diferentes. A chance dos estudantes aderirem à merenda escolar aumentam dessa forma.

Há também aspectos relacionados com a sustentabilidade…"um cardápio centralizado para todo o Brasil significa que esse alimento teria que ser transportado. Isso produz poluição, resíduos, contribui para a desvalorização da produção local e enfraquece a agricultura familiar."

↪ O nutricionista pontua que por meio de chamadas públicas, no lugar de licitações, os alimentos produzidos por assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas têm prioridade. Esses produtores, então, contribuem com a merenda e fomentam a economia local.

Como professores podem se alimentar melhor? Considerando que há educadores que trabalham em mais de um local.

É difícil mensurar algo assim pela amplitude da pergunta. Mas seguir as recomendações gerais que o Guia Alimentar Para a População Brasileira fornece é um bom caminho. Faça sua alimentação baseada em alimentos mais próximos do estado natural e evite ultraprocessados.

Vale dizer que a alimentação não tem só um caráter biológico. Comemos com pessoas que gostamos e essa atividade tem aspectos afetivos, degustativos e culturais.

Enquanto nutricionista, não vou dizer para uma pessoa que ela não deve consumir uma lasanha congelada se isso tiver um significado para ela. Tudo é uma questão de equilíbrio.

O que a Folha tem

Conteúdos do jornal sobre o tema

Política e merenda. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou a inflação e vetou em agosto o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional do valor repassado a estados e municípios para a alimentação escolar. O ex-presidente Lula (PT) criticou a medida e classificou como "desumanidade".

Relembre quais eram as propostas dos presidenciáveis para a merenda escolar.

Guia alimentar foi desqualificado pelo Ministério da Agricultura. O documento brasileiro que recomenda a redução de consumo de ultraprocessados, porém, foi elogiado por especialistas e órgãos internacionais.

Em SP... A Folha cobriu os casos "máfia das merendas", período em que parlamentares desviaram recursos da alimentação escolar.

A charge de Marília Marz mostra as mãos de uma criança segurando um prato de comida com 1/4 de ovo e um pouco de arroz e feijão. A criança pergunta: "1/4 de ovo, de novo?" e a merendeira, que está entregando o prato para a criança, responde: "É...mais um ano sem reajuste de merenda".
Charge de Marília Marz para a Folha - Marília Marz

Em debate

Discussões interessantes para levar para sala de aula

Há duas semanas, ativistas jogaram sopa de tomate em um dos principais quadros de Vincent Van Gogh. A ação tinha como objetivo chamar a atenção para assuntos relacionados ao meio ambiente. Que tal discutir o episódio e aproveitar para falar sobre meio ambiente?

Na imagem o mapa metal criado pelos alunos do terceiro ano sobre o processo de discussões do projeto.
Colégios particulares criam disciplinas e projetos para ampliar as discussões sobre meio ambiente e questões sociais. No colégio Gracinha, o professor Paulos Crispin, professor de história, é um dos responsáveis pelo projeto Jornada Amazônica, que leva os alunos para Manaus e promove uma interação entre os estudante, a cidade e a floresta - Jardiel Carvalho/Folhapress

Virou moda danificar obras de arte? Ativistas ambientais têm feito manifestações colando as próprias mãos e jogando líquidos em quadros famosos. Saiba mais sobre os casos, que envolvem obras de Da Vinci, Van Gogh e Botticelli.

Compensação de carbono. Créditos de carbono devem saltar 50 vezes no Brasil até 2030. Entenda o processo, que voltou a demonstrar seu potencial vigoroso no mercado.

Ameaça aos corais. Mesmo no melhor cenário possível de crise climática, mais da metade dos corais do mundo (64%) poderá estar sob, ao menos, uma condição ambiental inadequada até 2100.

Sustentabilidade e gênero. Artigo de opinião da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas explica por que mulheres e meio ambiente devem ser pautas transversais e indissociáveis na agenda política do país.

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