Descrição de chapéu Pós-graduação Fies Enem

Pós em redes sociais preparam para a próxima plataforma da moda

Instituições apostam em atualização constante dos programas para acompanhar mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luciana Alvarez
Lisboa

Cursos de pós-graduação que focam comunicação eficiente nas redes sociais passam por atualizações constantes, seguindo a dinâmica das plataformas.

O mais recente alvo das atenções é o TikTok, rede chinesa de vídeos curtos com mais de um bilhão de usuários. Idealmente, ao ingressar numa instituição de ensino, o aluno deveria ser preparado para lidar não apenas com o que está em alta no momento, mas também com o que virá a seguir.

Homem branco com cabelos castanhos acessa notebook
Vinicius Meneguetti, 28, aluno da pós-graduação em mídias digitais da ESPM - Keiny Andrade - 18.jan.23/Folhapress

"A ferramenta em si é perecível. O pensamento é mais longevo. A questão da rede em si sempre salta aos olhos", afirma André Miceli, coordenador da pós-graduação em marketing e mídias digitais da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O curso, portanto, fala sobre elas, mas não é sobre elas. "Temos novas tecnologias e inovação o tempo todo. O objetivo é que o aluno lide com o ecossistema do marketing digital", diz Miceli.

Criada no final de 2019 por meio de uma fusão de cursos de marketing e de negócios digitais, a pós muda muito de um ano para o outro. "A gente deixa um espaço na grade para que os professores tragam para a sala o que tiver de mais novo em cada ferramenta. Nosso trabalho é dinâmico. Professores atualizam as disciplinas recorrentemente para retratar o que acabou de acontecer", diz o coordenador.

Formado em publicidade no interior de São Paulo , 28, se mudou para a capital paulista buscando evoluir na carreira. Viu as redes sociais como uma área em crescimento, onde poderia conquistar seu espaço. Para ingressar nesse mercado, se inscreveu na pós-graduação em mídias digitais da ESPM.

Após poucos meses de curso, conseguiu emprego como assistente de comunicação de um produtor de conteúdo digital, ficando responsável por gerenciar suas plataformas.

"Sem a pós, não seria capaz de fazer o que faço hoje. Aprendi que até o modo com as pessoas arrastam o mouse traz informações relevantes", diz Meneguetti.

O curso da ESPM surgiu logo após o período de isolamento da pandemia e já passou por algumas mudanças. "O marketing de influência era uma aula, depois virou disciplina. Trata de como trabalhar com influenciadores, usá-los como mais um canal de mídia", afirma Bruno Peres, coordenador do curso.

A pós na instituição é flexível. Os estudantes podem assistir às aulas presencialmente ou online, mudando de uma forma a outra sempre que desejarem. "Cada vez mais você vai ter trabalhos híbridos. A educação também tem que ser assim", diz Peres.

Um dos pioneiros na área no Brasil, o programa de gestão da comunicação em mídias digitais do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) começou a receber alunos em 2010.

"É um curso hands on [na prática] voltado para o mercado e já passou por seis atualizações. Por isso é muito importante que nossos professores estejam também no mercado", afirma Cátia Lassalvia, coordenadora.

Ela conta que, nesses 13 anos, já viu nas salas de aula profissionais de quase todas as áreas de formação.

"Teve uma veterinária que estava fazendo redes sociais para pets, uma geóloga que queria divulgar conteúdos da área. Há sempre gente da área da comunicação e um grupo que vem crescendo é dos empreendedores digitais. É muito legal essa variedade, porque eles se ajudam. Os conhecimentos se complementam."

A área, que está em alta, tem espaço para todos que estiverem bem preparados, diz a coordenadora.

"O mercado voltou a aquecer. Recebo pedidos de indicação o tempo todo. Mas o importante é o pensamento estratégico. Se trouxer um menino de 15 anos ele vai dominar alguma mídia que eu mal ouvi falar, mas será que ele sabe avaliar se faz sentido estar naquela mídia para o meu público?"


Onde estudar

Curso: Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
Instituição: Senac
Duração: 12 meses
Preço: a partir de 24x R$ 457,54
Modalidade: presencial

Curso: Certificado em Comunicação e Marketing Digital
Instituição: ESPM
Duração: 12 meses
Preço: a partir de 35 x R$ 1.148,75
Modalidade: online ou presencial

Curso: Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais
Instituição: FGV
Duração: 12 meses
Preço: a partir de R$ 26.985,72 à vista
Modalidade: presencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.