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Empresários buscam MBAs para ampliar negócios próprios

Programas oferecem ferramentas de liderança e gestão para profissionais com formação técnica ou específica

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São Paulo

Para além de atualizar profissionais de acordo com as necessidades do mercado, os MBAs também são procurados por quem quer desenvolver habilidades de liderança em negócios próprios.

Para Fernanda Ens, 38, formada em educação física, cursar um programa desse tipo possibilitou a estruturação de sua empresa.

Em 2020, ela abriu a ENSportive, negócio que presta consultoria e oferece cursos a organizações e escolas sobre a prática de esportes de raquete.

Lucas Miglioli, 46, advogado paulista e aluno de MBA
Lucas Miglioli, 46, advogado paulista e aluno de MBA - Karime Xavier/Folhapress

"Precisava saber quais ferramentas dominar para desenvolver meu negócio", afirma.

Ela também gerencia uma escola de tênis em parceria com a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foi lá que ela fez MBA em liderança e inovação, em 2018. O curso, de um ano e meio, custa R$ 11,3 mil, valor que muda de acordo com a forma de pagamento.

O advogado paulista Lucas Miglioli, 46, também procurou formação para aperfeiçoar práticas de liderança e gestão de seu negócio. Ele é sócio do escritório M3BS Advogados, aberto em 2009 na capital paulista e especializado no atendimento de empresas da área da saúde.

Lucas cursou MBA em gestão de negócios no Ibmec. Para ele, um dos principais pontos positivos em investir nas aulas presenciais foi a possibilidade de trocar experiências com outros líderes.

"O ambiente reúne pessoas com trajetórias diferentes, em setores diferentes, para resolver problemas práticos. Na turma, eu era o único com negócio próprio", afirma.

Retrato de Fernanda Ens, mulher branca de cabelos claros e longos
Fernanda Ens, 38, MBA em liderança e inovação na PUC-RS. Em 2020, abriu a ENSportive, empresa de consultoria e sobre a prática de esportes de raquete - Arquivo Pessoal

No Ibmec os cursos têm duração de 12 meses e custam a partir de R$33,1 mil. Inteligência artificial, big data, gestão jurídica e direito agrário são algumas das formações oferecidas pela instituição.

Profissionais com formações técnicas ou mais específicas, como Fernanda e Lucas, procuram os MBAs justamente para se apropriar da linguagem e das ferramentas do mundo dos negócios, diz André Duhá, coordenador de educação continuada da escola de negócios da PUC-RS.

"O profissional quer conhecer o impacto da gestão na sua empresa e saber como analisar a perspectiva gerencial do negócio de forma crítica para propor soluções."

O profissional quer conhecer o impacto da gestão na sua empresa e analisar a perspectiva gerencial do negócio para propor soluções

André Duhá

coordenador de educação continuada da escola de negócios da PUC-RS

Já quem tem formação generalista, como administração ou economia, se beneficia dos cursos voltados a um setor específico, como saúde, agronegócio e tecnologia. Assim o profissional se habitua à linguagem e às ferramentas características de cada área de atuação, afirma ele.

Os MBAs da PUC-RS são oferecidos nas modalidades presencial e online. Entre os temas disponíveis estão liderança, vendas, neurociência e consumo, tecnologia para negócios e negócios digitais.

Para Paulo Mattos de Lemos, diretor de educação executiva na Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGV-SP), os interessados em cursar MBA já têm experiência em sua área de atuação e procuram preencher lacunas na formação inicial, seja para adquirir habilidades técnicas, como uso de ferramentas digitais, ou interpessoais, para desenvolver liderança e trabalho em equipe.

A média de idade dos alunos de MBA na FGV é de 40 anos. Entre os cursos oferecidos pela instituição, nas modalidades presencial e online, estão análise de dados, marketing digital, finanças e gerenciamento de projetos.

Moradora de Osasco, na Grande São Paulo, Luciana Bassanezi, 39, trabalha em uma empresa do ramo alimentício como controladora responsável pelas estratégias financeiras da companhia.

Ela diz que cursar um MBA sempre esteve em seu plano de carreira, mas, antes de ter contato com a especialização, não se via em uma posição de direção ou no conselho de uma empresa, mesmo com 20 anos de experiência na área financeira. "Essa vontade nasceu durante meus estudos."

Luciana diz ter desenvolvido ferramentas para apresentar os resultados de sua área de maneira mais assertiva, além de melhorar a comunicação de suas demandas aos outros setores.

Ela é aluna do MBA em gestão financeira e controladoria na FGV. O curso tem duração de 14 meses e custa a partir de R$ 40,7 mil.

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