Descrição de chapéu Coronavírus

Como ajudar quem precisa de doação de sangue para tratamento

Entidades lançam campanha Saia de casa só se for para fazer o bem para aumentar estoques de hemocentros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para estimular a doação de sangue e informar os cuidados necessários aos doadores durante a pandemia do coronavírus, a Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) e a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e a ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) lançaram a campanha “Saia de casa só se for para fazer o bem”.

As entidades se preocupam com o fato de os estoques dos hemocentros de todo o Brasil estarem muito abaixo do normal, situação que se complica a cada dia com as restrições de circulação de pessoas em todo o país.

Situação ainda mais preocupante para milhares de pacientes com thalassemia, forma grave de anemia, e em tratamento de alguns tipos de câncer, que precisam receber transfusões sanguíneas constantes para sobreviver.

A campanha destaca que é possível doar sangue, mesmo com as orientações de isolamento social. “Queremos mostrar que doar sangue é seguro e que há milhares de pacientes que necessitam deste ato de amor”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale.

Os hemocentros são locais preparados e higienizados para receber grandes públicos, e em tempos de coronavírus disponibilizaram esquemas especiais para evitar aglomerações e manter distâncias seguras entre os doadores.

Em comunicado, o presidente da ABHH, Dante Langhi, informou que “doar sangue não é risco de contrair Covid-19 e, se for tomar algum tipo de vacina, doe sangue antes”.

Os núcleos de Apoio ao Paciente da Abrale estão acompanhando constantemente a situação nos hemocentros pelo Brasil. São mais de 70 instituições monitoradas que precisam de ajuda.

No site da campanha, será possível acompanhar informações específicas como tipo sanguíneo que os bancos mais necessitam.

A campanha listou alguns passos devem ser adotados pelos doadores:

  • Ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo agendar um melhor horário, para evitar aglomerações. A lista completa está disponível no link: http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro.
  • Pesar mais de 50kg.
  • Levar documento de identidade original, com foto recente.
  • As informações podem ser acessadas em http://abrale.org.br/como-ajudar/saia-de-casa-so-se-for-para-fazer-o-bem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.