Emprendedor Social: Taís Araújo é madrinha do Movimento Black Money

Projeto que transferiu renda e apoiou empreendedores pretos vai à votação popular; veja finalistas e vote na Escolha do Leitor

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São Paulo

A atriz Taís Araújo é uma das embaixadoras da Escolha do Leitor, votação popular do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. A artista se tornou madrinha do Movimento Black Money, uma das 11 iniciativas finalistas do concurso que reconhece lideranças no enfrentamento às consequências da pandemia no Brasil.

"Eles não só abraçaram famílias que precisavam de ajuda imediata na crise, como abriram as portas para pequenos comerciantes crescerem por conta própria", diz Taís Araújo, em vídeo para engajar apoiadores.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios impostos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Até o dia 29 de novembro é possível votar inúmeras vezes em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também se volta à doação para as causas finalistas.

Criado por Nina Silva e Alan Soares, o Movimento Black Money atuou em duas frentes para mitigar os efeitos da pandemia, concorrendo na categoria Inclusão Social e Produtiva.

Taís Araújo é madrinha do Movimento Black Money - Juliana Coutinho

Primeiro transferiu renda para que afroempreendedores e famílias lideradas por mães negras solo pudessem sobreviver à crise. Foram 400 famílias beneficiadas. Depois, criou marketplace para conectar consumidores a pequenos negócios, fazendo circular R$ 300 mil em oito meses.

"A pandemia ajudou a tratar projetos com intencionalidade de raça em momento em que o fosso das desigualdades foi amplificado​", afirma Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money.

A cerimônia de premiação do Empreendedor Social, correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, entidade coirmã do Fórum Econômico Mundial, anunciará os vencedores em cada categoria, escolhidos por júri composto de especialistas e personalidades. A transmissão será em 30 de novembro, às 19h, pela TV Folha.

No mesmo dia, serão anunciados os vencedores da Escolha do Leitor, um deles por número de votos e outro por volume de doações.

Na última edição, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez uma realização em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

A curadoria dos embaixadores da Escolha do Leitor 2021 ficou a cargo de Enzo Celulari, da Dadivar, especializada em marketing de causas sociais, e da editora do Empreendedor Social, Eliane Trindade.

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