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Edital destina R$ 1,5 milhão a mulheres negras periféricas à frente de organizações

Promovido por Fundação Tide Setubal e Tik Tok, programa beneficiará 75 organizações com R$ 20 mil

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São Paulo

Em parceria com TikTok, a Fundação Tide Setubal lança edital para apoiar com R$ 1,5 milhão organizações e coletivos liderados por mulheres negras de periferias brasileiras. A ideia é contribuir para a promoção da justiça social e o desenvolvimento de territórios vulneráveis.

A quarta edição do Programa Elas Periféricas beneficiará 75 organizações com R$ 20 mil. As finalistas receberão, além do investimento financeiro, aulas de gestão, mobilização de recursos, monitoramento e avaliação, comunicação e tecnologias —entregues pela Fundação Tide Setubal— e oficinas de criação de conteúdo digital disponibilizadas pelo TikTok.

mulher de máscara cozinha em panela grande
Matchfunding Enfrente, liderado por Fundação Tide Setubal, foi um dos destaques no Prêmio Empreendedor Social 2020 - Douglas Lopes

Para participar, organizações e coletivos precisam ter mulheres negras no quadro de lideranças, origem e atuação nas periferias ou em contextos periféricos urbanos, não ter finalidade lucrativa e ser diretamente geridos pelas proponentes. As inscrições iniciam hoje (30) e vão até 27 de abril na Plataforma Alas.

Os critérios de avaliação serão estruturação, capacidade de inovar, criação, impacto social e desenvolvimento ao longo do edital.

"Foi a primeira vez que conseguimos pausar para definir as metas institucionais e planos de ação até 2023", conta Micaela Machado, diretora do Instituto Tucunduba, de Belém (PA). A entidade foi beneficiada na terceira edição do programa.

"Entendemos que isso demonstra o amadurecimento da equipe e o esforço para fortalecer o institucional da organização e, com isso, ampliar as atividades realizadas com o público e a captação de recursos", completa.

Com apoio do edital, 60% das organizações participantes conseguiram captar recursos em fontes e financiadores alternativos nos últimos seis meses. Além disso, 70% estão investindo na formação da equipe para este fim.

Para Wagner Silva, coordenador de apoio e fomento a agentes e causas da Fundação Tide Setubal, a iniciativa segue na busca pela construção de novas pontes.

"Apostando no fortalecimento de uma rede de mulheres negras das periferias, o edital vai ampliar seu alcance e apoiar 75 organizações de todo o país, acreditando na criatividade e no potencial de impacto transformador das organizações, coletivos e mulheres negras."

O TikTok, que financia esta edição, enxerga no recorte racial e territorial uma maneira de beneficiar populações mais afetadas pela crise da Covid-19.

"Buscamos não apenas reconhecer os desafios de mulheres negras periféricas, um dos grupos mais afetados pela pandemia no país, mas também fortalecer a capacidade criativa e transformadora destas organizações", afirma Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.

"Podemos assim contribuir para uma sociedade mais justa e acolher a diversidade presente em todos os estados do país", completa.

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