Organizações sociais latino-americanas da área da saúde participam do Fiis

Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor integra sua agenda à programação do festival

Patricia Pamplona
São Paulo

O fortalecimento de lideranças, alianças estratégicas nacionais e internacionais e uso de dados para ampliar impacto na saúde já eram temas que os participantes do Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor estavam habituados. Na edição deste ano, porém, eles estarão imersos em meio ao ecossistema de inovação social.

O evento, organizado pela Aliança Latina, rede internacional de capacitação para associação de pacientes, passa a fazer parte do Fiis (Festival de Inovação e Impacto Social), organizado pela Folha, em parceria com a Turma do Bem e a Lunedi, entre 2 e 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG).

“Abriremos janelas de oportunidades e integração entre os diferentes desafios sociais”, explica Merula Steagall, integrante da Rede Folha e fundadora da Abrale (Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma), que faz parte da aliança.

“Apresentar aos participantes uma agenda cocriada entre organizações com experiência no empreendedorismo social auxilia a consolidar a visão de que só avançaremos se as soluções forem cocriadas. Os problemas sociais na América Latina são complexos e precisamos de uma atuação em bloco.”

A integração do fórum à programação do Fiis, além de unir um público latino-americano às cerca de mil pessoas aguardadas para o evento, enriquece a agenda com temas como mobilização de recursos, engajamento do doador e advocacy concentrados no espaço destinado à Aliança Latina.

“Preparamos conteúdos que fortalecem a gestão das organizações e ampliam o seu impacto”, explica Merula. “Confiramos que, se a organização social tem clareza da sua missão e organiza sua estratégia ao seu propósito, conseguirmos no coletivo resultados importantes para o sistema.”

Os participantes do evento internacional poderão também conferir o conteúdo de outras salas. São debates, workshops e palestras que abordarão assuntos como inovação, mudança sistêmica e ciência para impacto social.

Também estão sendo preparados masterclass e painéis sobre temas gerais e passeios e experiências por Poços de Caldas. Tudo isso em uma agenda alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A programação intensa, que pretende transformar o município mineiro na capital da sustentabilidade por seis dias, inclui ainda festas e eventos culturais para encerrar cada dia de forma animada. Todas as atrações culturais serão anunciadas em breve.

Para garantir uma vaga e ver de perto essa transformação acontecer é preciso fazer a inscrição pelo site da Vivejar, onde também estão disponíveis as opções de pacote com hospedagem e alimentação, além das alternativas de transfer.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.