Corredores com mais de 90 anos dão dicas para quem quer começar no esporte

Mantenha-se consistente, persistente e em movimento, disseram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Talya Minsberg
The New York Times

A cena no Complexo Esportivo Ansin em Miramar, na Flórida (EUA), era conhecida, não muito diferente de qualquer competição de atletismo colegial. Havia uma área de treino onde os atletas corriam e se alongavam. Havia corredores ansiosos circulando pela pista e tendas que ofereciam sombra contra o sol quente da Flórida.

Mas os atletas que competiam no evento de atletismo dos Jogos Nacionais da Terceira Idade tinham um pouco mais de cabelos grisalhos do que seus colegas adolescentes. E também viam seus netos torcendo nas arquibancadas.

Idoso se alonga no chão
Participante faz alongamento antes do National Senior Games, evento em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA) - 14.maio.2022 - Alexander Aguiar/The New York Times

Muitos corredores tinham entre 75 e 99 anos e não começaram a correr até os 60. Alguns precisaram de um pouco de ajuda para calçar os sapatos antes de chegarem à linha de partida. Mas todos compartilhavam sua determinação de competir –e completar cada prova.

Eles têm muitos conselhos para os corredores mais jovens que esperam seguir seus passos em torno de um oval de 400 metros.

Mantenha-se consistente, persistente e em movimento, disseram.

Walter Lancaster, 82, Charleston, Carolina do Sul.

"Eu tento ser uma inspiração", disse Walter Lancaster. "Muitas pessoas ficam preguiçosas ou algo parecido, você sabe. E eu digo: 'Olhe. Você tem que continuar se movendo. Esse é o segredo. Apenas continue se movendo'."

Como um competidor apaixonado, Lancaster aprendeu sozinho a competir em provas de atletismo –tanto de arremesso quanto de salto– para complementar suas corridas. "Se você odeia correr, encontrará muitas razões para não correr", disse ele.

Lancaster não prevê desacelerar tão cedo. "Eu simplesmente gosto disso", acrescentou. "Vou continuar enquanto minhas articulações aguentarem."

Lilian Atchley, 93, Cleveland, Tennessee.

Lillian Atchley disse que não tinha muitos conselhos para novos corredores. "Acho que você só precisa ter amor pela corrida, a determinação para correr", disse ela.
Atchley entrou em todos os eventos de corrida disponíveis em Miramar: 50 metros rasos, 100, 400, 800 e 1.500 na categoria feminina de 90 a 95 anos.

A corrida de 50 metros foi acirrada: Patricia Fujii e Yvonne Aasen empataram em primeiro lugar, com um tempo de 20,43 segundos, e Atchley terminou em terceiro com 20,53 segundos. Ela ficou em segundo lugar nos 100 metros rasos, com 44,28 segundos, atrás de Fujii, que venceu com 43,25.
"As pessoas da comunidade de corrida são maravilhosas", disse ela.

Roy Englert, 99, Springfield, Virgínia.

Roy Englert foi um dos participantes mais antigos dos Jogos Nacionais Seniores. Ele competiu nos 400 metros, terminando em 3:35:47.

Englert credita seu sucesso a uma equação simples. "Meu conselho constante é continue se movendo, continue se movendo, continue se movendo", disse ele. "E tenha um pouco de sorte."

Yvonne Aasen, 90, Westminster, Maryland.

Muitos chamaram Yvonne Aasen de inspiração. Mas correr é "apenas o que eu faço", disse ela. "Eu me sinto bem quando corro, e quando não corro parece que estou perdendo alguma coisa."

Como membro de dois clubes de corrida –o Annapolis Striders e o Westminster Road Runners Club–, ela abraça a oportunidade de competir. Como sua amiga rival, Lillian Atchley, Aasen entrou nos 50 metros rasos, nos 100, 400, 800 e 1.500. Em algumas corridas, ela foi um dos dois únicos corredores. Mas não se importou. "Sinto-me competitiva mesmo quando não tenho concorrência", disse ela.

E para os corredores que procuram manter o ritmo? "Corra todos os dias, mesmo que seja uma curta distância", afirmou. "Não posso correr muito agora, mas quando não puder mais correr ainda andarei."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.