Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Como manter a vontade de correr como hábito diário

Coach de corrida dá dicas para não perder a vontade de correr todos os dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Nicole Hagobian, corredora de maratona, coach de corrida e cientista de esportes e exercícios da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia em San Luis Obispo, sabe como pode ser difícil amarrar os tênis e sair de casa para correr.

Aqui estão algumas sugestões para se manter motivado.

Homem correndo com sol ao fundo
Manter o hábito de correr diariamente pode ser difícil; especialista dá dicas para não desanimar - Adriano Vizoni/Folhapress

Agende como se fossem reuniões

Hagobian trata suas corridas da mesma forma que seu trabalho: com deliberação e prazos.

"Eu pessoalmente as marco na minha agenda como se fossem reuniões", disse ela. "Então se tornam parte do que devo fazer naquele dia."

Para acomodar os horários, Hagobian corre de manhã cedo. Se ela estiver se sentindo menos animada, lembra-se de que se sentirá bem quando terminar e diz a si mesma que, se não correr naquele momento, perderá a chance do dia.

Peça ajuda a alguém

Ter um parceiro ou grupo para correr (ou conversar sobre corrida) pode ser uma grande fonte de encorajamento, disse Hagobian, especialmente se os pontos fortes deles forem diferentes dos seus.

Por exemplo, Hagobian prefere "speedwork" (corridas interrompidas por etapas de esforço de alta intensidade) às corridas de tempo longo (corridas que mantêm um ritmo desafiador por longos períodos de tempo). A companheira de corrida dela prefere o oposto, então elas contam uma com a outra para se motivarem.

Use lembretes inteligentes

Dicas visuais –bilhetes no espelho, alertas no telefone, equipamento de corrida preparado na noite anterior– podem tornar mais fácil seguir em frente quando você está ocupado.

Silencie as emoções negativas

Hagobian reformula pensamentos negativos em linguagem positiva. Se ela quiser evitar uma corrida muito rápida, por exemplo, pensa: "Vou começar em um ritmo moderado" (positivo) em vez de "Não vou começar muito rápido" (negativo).

Concentre-se em um km de cada vez

Quando ela começa a se sentir sobrecarregada numa corrida longa, Hagobian se concentra apenas no trecho em que está. Ela diz coisas como "Te peguei, km 1", "Você está passando, km 2" e assim por diante.

Seja gentil com você

Às vezes, as pessoas pulam as corridas ou as interrompem quando não estão se sentindo bem, disse ela, mas desistir de um treino geralmente faz os corredores se sentirem pior.

Quando está um pouco desanimada, disse Hagobian, presta menos atenção à velocidade em que está correndo e se concentra principalmente no fato de que está se esforçando.

Misturar as coisas modificando sua rota também pode aumentar seu interesse e inspiração para correr.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.