Fazer atividade física com resfriado pode me deixar mais doente?

Exercício pesado pode intensificar sintomas e aumentar risco de complicações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rachel Rabkin Peachman
The New York Times

É seguro fazer exercício físico quando você está resfriado? Em caso positivo, quais são os melhores exercícios?

Se você é um devoto obstinado de exercícios ou está justamente começando a entrar num ritmo de treinamento, talvez se preocupe que pegar um resfriado possa atrapalhar sua rotina de treino. O nariz escorrendo significa que você precisa pular sua sessão de exercícios ou um treino pode, na verdade, lhe fazer bem?

Pesquisadores investigaram isso e concluíram que um leve resfriado nem sempre precisa colocá-lo de lado. Mas há várias ressalvas importantes a se lembrar. Conversamos com os especialistas que fizeram a pesquisa para destacar o que você precisa saber.

Se você estiver com sintomas leves de resfriado, um treino curto e de baixa intensidade pode ser bom - Joyce Lee/The New York Times

Faça a 'verificação do pescoço'

Antes de vestir sua roupa de treino, avalie seus sintomas cuidadosamente.

"O conselho mais popular é fazer o que é conhecido como ‘verificação do pescoço’: se os sintomas estiverem acima do pescoço, o exercício provavelmente é seguro", disse Thomas Weidner, professor de treinamento atlético e presidente emérito da escola de cinesiologia da Universidade Estadual Ball, de Indiana. Se seus únicos sintomas forem congestão nasal e dor de cabeça leve, por exemplo, um treino suave não vai piorar seu resfriado.

Na verdade, um estudo de referência que demonstrou isso foi liderado por Weidner na década de 1990. Nele, 50 adultos jovens foram infectados com o vírus do resfriado comum e divididos aleatoriamente em dois grupos: um que fez 40 minutos de exercícios moderados em dias alternados durante dez dias e outro que não se exercitou.

Os pesquisadores descobriram que não houve diferença na duração ou na gravidade da doença entre os dois grupos —o que significa que malhar moderadamente não prolongou ou agravou os sintomas. Outra pesquisa feita por Weidner produziu resultados semelhantes.

No entanto, se você tiver sintomas abaixo do pescoço, como tosse seca, desconforto no peito, náusea, diarreia ou sintomas no corpo todo, como febre, dores musculares ou fadiga, "então não é uma boa ideia se exercitar", explicou por e-mail Jeffrey Woods, professor de cinesiologia da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Monitore seus sintomas

Lembre-se também de que os sintomas podem evoluir, e o que às vezes começa como um corrimento nasal pode se tornar algo mais sério, como bronquite ou gripe. Prossiga com cautela, fique de olho em como você está se sentindo e pule o treino se começar a se sentir pior.

"Existe o mito de que você pode eliminar um vírus pelo suor, mas isso é uma péssima coisa de se fazer", disse David Nieman, professor de biologia na Universidade Estadual dos Appalaches e diretor do laboratório de desempenho humano no campus de pesquisa da Carolina do Norte. Se você não estiver se sentindo bem, o exercício pesado pode intensificar seus sintomas e aumentar o risco de complicações, disse ele. "Tem o potencial de realmente derrubá-lo."

Se sua condição piorar, é melhor descansar até que os sintomas desapareçam, disse Nieman. "Então, gradualmente, volte à rotina", acrescentou. "A recaída pode ser comum se você voltar rápido demais e se esforçar muito."

Em casos raros, exercitar-se intensamente enquanto está doente ou mesmo logo após a recuperação pode produzir sintomas novos ou persistentes, como exaustão ou dor inexplicável. Os pesquisadores acreditam que esse fenômeno é semelhante a como algumas pessoas desenvolvem Covid longa ou síndrome da fadiga crônica (também conhecida como encefalomielite miálgica ou SFC/EnM), que são doenças que podem se desenvolver após uma infecção aguda.

"Pode ser grave para uma pequena porcentagem de pessoas se elas forçarem muito os exercícios durante a doença ou logo depois", disse Nieman. "Você pode entrar nessa síndrome inexplicável, e não vale a pena correr o risco."

Outra consequência improvável, mas possível, de malhar pesadamente enquanto se luta contra uma infecção respiratória superior é a miocardite, ou inflamação do músculo cardíaco, que pode causar sintomas como batimentos cardíacos rápidos ou anormais, dor no peito ou falta de ar.

Os pesquisadores não estão totalmente certos de quão comum é desenvolver essas condições mais graves durante ou após uma infecção viral ou por que o corpo reage dessa maneira. Mas há especulações, disse Nieman, de que o sistema imunológico entra em "um nível estranho" de atividade excessiva que intensifica a inflamação.

Faça só exercícios moderados

Se você está confiante de que seus sintomas de resfriado são controláveis e ainda se sente disposto a se exercitar, Woods recomendou "exercício cardiovascular de intensidade moderada por 30 a 45 minutos por sessão".

Uma caminhada rápida de 30 minutos ao ar livre ou um treino de baixo impacto numa máquina elíptica ou bicicleta ergométrica seria uma boa opção, disse Nieman. Woods também observou que levantar pesos leves é bom. Mas evite ir a uma academia, disse Nieman, para não espalhar seus germes para outras pessoas. Ele também enfatizou que esse não é o momento de se esforçar muito ou tentar um recorde pessoal.

Se em algum momento você sentir tontura, aperto no peito ou qualquer dor durante o exercício, considere que é o sinal para parar. Se tudo correr bem, no entanto, você pode sentir um "reforço psicológico" após o exercício, disse Weidner, "e isso é uma vantagem, dado que os sintomas podem arrastar uma pessoa para baixo".

Quando estiver totalmente recuperado do resfriado, volte lentamente à sua rotina de exercícios, aumentando gradualmente a duração e a intensidade do treino. A pesquisa mostra que, quando você está saudável, o exercício moderado regular pode realmente diminuir a inflamação, melhorar sua resposta imunológica e, principalmente, reduzir o risco de contrair infecções respiratórias superiores.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.