Descrição de chapéu The New York Times Corpo

É normal sentir vergonha ao começar na academia? Saiba lidar com o sentimento

Sensação é comum, mas especialistas afirmam que isso não deve ser impeditivo para se movimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amanda Loudin
The New York Times

Você quer entrar para uma academia há anos, mas a ideia de ser o novo garoto nos halteres faz suas mãos suarem. Você se preocupa que todos estarão com tanquinhos, levantando pesos pesados e trocando tapinhas nas mãos – para não mencionar aqueles que te observam e te julgam. Fique tranquilo, você está em boa companhia.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela empresa de análise de mercado OnePoll para uma fabricante de bebidas proteicas entrevistou 2.000 americanos e descobriu que cerca de metade deles sentia algum tipo de ansiedade ou intimidação ao ingressar numa academia. Outra enquete descobriu que as mulheres em particular relatavam preocupações sobre se exercitar em academia. O fenômeno é tão difundido que até o Planet Fitness criou um slogan promovendo uma "zona sem julgamentos".

É normal se sentir julgado ao começar na academia - Ivan Kurmyshov/Adobe Stock

As razões para tais medos são inúmeras, incluindo não se sentir em forma o suficiente, má imagem corporal, falta de conhecimento sobre equipamentos ou terminologia de ginástica e ansiedade social. "A sensação de intimidação se soma ao fato de você estar entrando num novo ambiente", diz Meghan Wieser, coach de força e condicionamento na academia Recharge, em Maryland.

Mas, ao evitar a academia, você está se rendendo ao adversário. Ter acesso a treinadores, equipamentos e comunidade pode levar a uma vida mais longa e saudável. E se você desenvolver o hábito de ir regularmente pode até descobrir que gosta da vida na academia.

"Comece se lembrando que todos ali tiveram um primeiro dia", indica Wieser, "e que o condicionamento físico é para todos. .Ao reenquadrar seu relacionamento com halteres, esteiras e salas suadas, você pode superar a timidez e começar um hábito de condicionamento físico para a vida toda.

Supere seus medos

Latoya Shauntay Snell, 37, criadora de conteúdo de alimentação e fitness no Brooklyn, frequenta a academia há uma década. Vai três vezes por semana para levantamento de peso e treinamento cardiovascular. No entanto, até hoje, Snell sente certa ansiedade ao entrar numa academia, especialmente se ela estiver viajando e usando uma nova instalação.

"Sou uma mulher negra grande, e quando você pergunta às pessoas o que elas imaginam quando pensam numa atleta, não sou eu", afirma Snell. "Portanto, é fácil me encontrar num espaço de intimidação numa academia."

Mas há muito tempo ela aprendeu a administrar esses sentimentos, diz. Uma de suas estratégias favoritas para superar a ansiedade de ir a uma nova academia é passar a primeira semana lá aprendendo a configuração do terreno. "Faça uma pesquisa inicial sobre que tipo de equipamento e exercício você gostaria e a beneficiaria", pontua Snell. "Também conheça a equipe fazendo um ‘tour’ pelo lugar."

Os tours são normais em quase todas as academias, e a criadora de conteúdo os compara a "um grande abraço", pois lhe dão a chance de fazer perguntas que, de outra forma, ela poderia estar nervosa demais para fazer. "Isso lhe dá um convite para ser nova", diz.

Pam Moore, personal trainer em Boulder, no Colorado, recomenda tentar uma sessão gratuita de treinamento pessoal, se for oferecida. "É verdade que eles vão tentar lhe vender um pacote, mas é uma ótima oportunidade para aprender a usar o equipamento corretamente", indica. "Ou, se oferecerem aulas em grupo, talvez seja um lugar menos intimidante para começar."

Você pode tornar a nova experiência na academia mais controlável aprendendo uma coisa de cada vez, em vez de tentar tudo ao mesmo tempo. "É como alugar um carro e ter que aprender onde cada botão está de uma só vez –é arrasador", afirma. "A mesma coisa se aplica à academia. Invente um pequeno marcador para o sucesso, como dominar uma certa máquina ou movimento."

Se você não souber o que fazer, máquinas de remo são simples de usar e oferecem exercícios abrangentes. Ou experimente um simples programa de três dias "curto e grosso" –rotina de levantamento de peso para empurrar, puxar e treinos de pernas (mas seja claro sobre a melhor forma de evitar lesões). Se você preferir pular o equipamento no início, faça um simples treino de peso corporal para testar.

Algumas academias oferecem inscrições experimentais, em que os membros potenciais ganham várias sessões individuais para se familiarizarem com os movimentos, equipamentos e terminologia dos exercícios.

Isso funcionou para Patricia Cully, 65, uma profissional de tecnologia da informação aposentada de Ellicott City, em Maryland. Cully passou anos tentando treinar sozinha, mas machucou diversas vezes o tornozelo. Então, um treinador com quem ela estava se exercitando não conseguiu modificar direito seu treino e ela se machucou novamente. Ela percebeu que um ambiente de academia talvez não fosse ideal para ela. Depois de muita insistência, porém, uma amiga a convenceu a fazer um período experimental numa nova academia. Dois anos depois, agora ela é frequentadora regular.

"Eu tinha muito medo de que as aulas agravassem lesões antigas", diz Cully, mas os treinadores conseguiram contornar seus problemas de tornozelo. "Antes de decidir sobre uma academia, tente duas ou três vezes. Para mim, uma pequena academia com atendimento personalizado mudou o jogo."

Um dia, na aula, ela pensou em usar um peso maior num desenvolvimento de ombros, mas quase se acovardou. Um treinador se ofereceu para observá-la, e isso bastou para vencer o peso e seus bloqueios mentais, lembra ela.

Antes mesmo de iniciar um período de teste ou fazer uma visita, no entanto, leia atentamente as avaliações das academias locais. Isso pode te ajudar a saber quais academias oferecem um "tapete vermelho" para novos membros e quais podem ser mais intimidantes, atendendo a fisiculturistas dedicados, por exemplo.

Depois de encontrar o lugar certo, você pode pedir ajuda a outros membros, mesmo que não os conheça. Mesmo depois de 20 anos frequentando a academia e trabalhando como treinadora, diz Moore, ela às vezes ainda pede feedback ou dicas a pessoas próximas. "Geralmente, se você pede ajuda às pessoas, elas ficam felizes em dar", pontua. "Isso massageia o ego delas e as deixa entusiasmadas em compartilhar seus conselhos."

Se você está preocupado em ser julgado, afirma Wieser, isso não reflete a realidade. "Muitas pessoas novas na academia se sentem inadequadas por levantar peso demais ou porque não sabem onde estão as coisas", acrescenta ela. "Todo mundo está na academia por conta própria e não está prestando atenção no que você está fazendo."

Adquira o hábito

Ao criar coragem para experimentar uma nova academia, lembre-se de que se sentir à vontade num ambiente desconhecido pode levar algum tempo. Fazer isso ajudará você a se adaptar melhor à rotina, indica Moore. "Se você está ficando distante porque sente medo", diz, "separe um tempo para ficar à vontade e observar –talvez caminhe na esteira durante alguns dias, para observar as pessoas e aprender."

Se perambular te deixa desconfortável, crie antecipadamente um plano claro do que deseja fazer. Aplicativos podem sugerir rotinas e exercícios adaptados aos seus objetivos. Mas torne essas metas alcançáveis.

James Miller, psicoterapeuta licenciado em Reston, na Virgínia, e apresentador do podcast de autodesenvolvimento Lifeology Radio, concorda. "Se você nunca usou uma academia antes, não entre nela dizendo que quer um tanquinho", diz ele. "Em vez disso, concentre-se em ir à academia por X tempo e X vezes por semana. As coisas podem evoluir a partir daí."

Também não há problema em se considerar um iniciante pelo tempo que quiser, afirma Snell, sem sentir pressão para obter ganhos mentais ou físicos até que esteja pronto. "O mesmo se aplica ao retorno à academia depois de uma longa pausa", acrescenta.

Na maioria das vezes, uma experiência na academia o deixará agradavelmente surpreso, e superar seus medos pode ser fortalecedor.

"Como qualquer coisa nova, o preço do ingresso costuma ser desconfortável", indica Moore. "Mas quando você entrar na rotina de ir à academia, se verá de maneira diferente e seu hábito se tornará um motivo de orgulho."

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.