Como uma gastroenterologista cuida de seu intestino

Entre os hábitos da médica estão hidratação e atividade física regular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Olufemi Kassim, gastrenterologista na Loyola Medicine, no Illinois (EUA) sabe como a saúde intestinal é imprescindível para o bem-estar geral.

Por isso, ela toma medidas diárias para manter o órgão em dia, como se manter hidratada e fazer exercícios físicos regulares. Veja o que ela faz para conservar seu trato gastrointestinal saudável.

Suplementos de fibra

Especialistas federais recomendam a ingestão de 20 a 35 gr de fibra todos os dias. Isso ajuda a manter o intestino funcionando regularmente e contribui para controlar a glicemia e os níveis de fome. Mas poucas pessoas atingem essa meta. Kassim procura ingerir o máximo possível de fibra nas refeições, mas também toma três ou quatro suplementos de fibra (de meio grama cada) ao longo do dia.

Como regular o intestino
Especialista indica bons hábitos para saúde intestinal - Adobe Stock

Refeições pequenas e frequentes

Consumir muita comida de uma vez pode provocar indigestão e inchaço. Se você tem propensão a mostrar esses sintomas, fazer refeições menores e mais frequentes pode facilitar o trabalho de seu intestino. Kassim opta por três refeições pequenas e, conforme sua fome, alguns lanches saudáveis intercalados entre as refeições.

Hidratação

"Quando os intestinos estão bem hidratados, isso ajuda as coisas a fluir" e previne a prisão de ventre, diz Kassim. Pode ser difícil se lembrar de ir bebendo água ao longo do dia, por isso ela sempre mantém uma garrafinha cheia por perto.

Exercício físico regular

"Se você fica imóvel demais, o trato gastrointestinal começa a funcionar mais devagar", afirma Kassim, e isso pode provocar prisão de ventre.

Praticar atividade física regularmente, não importa de que tipo, pode ajudar o cólon a funcionar corretamente. Kassim prefere ioga e atividades de baixa intensidade, como caminhada, além de corrida ou bicicleta.

Dieta direcionada

Kassim é sensível a certos tipos de carboidratos conhecidos como fodmaps, que são encontrados em muitos vegetais, frutas, laticínios, leguminosas, nozes, sementes e grãos. Eles podem agravar problemas digestivos como cólicas, diarreia e prisão de ventre.

"Nem todo o mundo é sensível a Fodmaps", diz a gastro, mas, se for esse seu caso, cortá-los de sua alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas.

Postura

Se você se deitar logo depois de comer, o alimento ficará parado em seu estômago e terá mais dificuldade em descer para o intestino. Isso pode provocar azia e refluxo ácido.

Para evitar esse problema, Kassim espera uma hora depois de uma refeição para se deitar ou fazer outras atividades que possam dificultar a digestão, como natação ou saltos.

Tradução Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.