Descrição de chapéu The New York Times Viver

Como manter a calma durante um voo com turbulências

Especialistas recomendam evitar bebidas alcoólicas e estimulantes, além de respirar fundo e tentar uma terapia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristina Caron
The New York Times

Em um voo recente para Chicago, Allison Levy disse que estava "com os nós dos dedos brancos" enquanto o avião sacudia e balançava por breves períodos de tempo.

Levy, 47, que mora em Arlington, na Virgínia (EUA), começou a respirar fundo e tentou se tranquilizar: "É como uma estrada esburacada –não é grande coisa".

Mas, ela acrescentou, "se eu conhecesse a pessoa ao meu lado, certamente agarraria sua perna".

A turbulência em avião, que geralmente é causada por grandes mudanças no fluxo de ar na atmosfera superior da Terra, não costuma ser um grande incômodo.

Turbulências, apesar de muitas vezes causarem medo nos passageiros, não devem ser motivo de preocupação - Sarah Meyssonnier/Reuters

Mas só neste ano houve diversos casos de turbulência severa em voos, que causaram ferimentos em dezenas de passageiros. E os cientistas dizem que poderemos ter voos mais irregulares nos próximos anos devido às altas emissões de dióxido de carbono que estão aquecendo a atmosfera, o que pode alterar a velocidade e a direção do vento.

Esta é uma notícia indesejável para todos, especialmente para aqueles que já têm medo de voar, como Levy.

Aqui estão várias maneiras de ajudar a acalmar seus nervos se você estiver ansioso para viajar, mas temer uma possível turbulência.

Coloque as coisas em perspectiva

A turbulência geralmente não é motivo de preocupação. É muito mais comum encontrar turbulência baixa a moderada do que o tipo severo, que joga carrinhos de bebidas pesados para o ar.

"Embora os pilotos possam aliviar a maior parte da turbulência, ela ainda é inevitável ou inesperada em alguns voos, mas os aviões são projetados para suportar com segurança os impactos", diz a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas dos EUA, um importante sindicato de pilotos, em um comunicado.

Também pode ser útil saber que, de acordo com um estudo de 2020, nunca foi tão seguro viajar numa companhia aérea comercial.

Lesões de passageiros por turbulência são raras. Nos 13 anos de 2009 a 2022, por exemplo, um total de 34 passageiros ficaram gravemente feridos nos EUA devido a turbulências, de acordo com dados da Agência Federal de Aviação do país. E a última morte relacionada à turbulência em uma grande companhia aérea aconteceu há mais de 25 anos, segundo o Conselho Americano de Segurança em Transportes num relatório de 2021.

Viajar de avião é muito mais seguro do que viajar de carro: as chances de morrer durante um voo comercial são muito pequenas para calcular, de acordo com o Conselho Americano de Segurança. Enquanto isso, as chances de morrer num acidente de carro são de 1 em 93, diz o grupo de defesa sem fins lucrativos.

Esqueça o álcool

Pode ser tentador pegar uma bebida alcoólica na esperança de acalmar seus nervos, mas "lembre-se de que o que você come e bebe afeta sua ansiedade e como você se sente", diz Uma Naidoo, diretora de psiquiatria nutricional e metabólica do Hospital Geral de Massachusetts e autora de "This Is Your Brain on Food" (Este é o seu cérebro quando come, em português).

Muito álcool é desidratante e também pode produzir sensação de náusea. Essa é uma combinação ruim com turbulência, que também pode deixar os passageiros enjoados.

"Manter-se hidratado, talvez pular o café ou o vinho no avião, pode ajudar a criar uma sensação de calma", afirma Naidoo.

Tente respirar fundo

Se a turbulência (ou o mero pensamento dela) faz seu coração disparar, tomar medidas para controlar sua respiração pode ser uma maneira simples e poderosa de ajudar a acalmar seu corpo, afirma Naidoo. Um exemplo é a "respiração 4-4-8": inspire contando até quatro, prenda a respiração contando até quatro e depois expire contando até oito. Repita.

Como alternativa, você também pode tentar respiração abdominal ou controlada.

"Com a prática, elas podem se tornar uma parte normal de sua resposta ao estresse e à ansiedade", afirma a médica.

Considere terapia

Alguns viajantes podem achar útil tentar a terapia de exposição, que envolve enfrentar gradualmente medos e ansiedades específicos até que pareçam menos assustadores.

Brenda K. Wiederhold, psicóloga em San Diego, atende regularmente pacientes que têm um medo intenso de voar. Por mais de duas décadas, ela usou cenários da vida real e realidade virtual para ajudar a expor os pacientes a várias situações, como turbulência de avião.

A turbulência é semelhante a ondas, diz ela a seus clientes. "Você não pensa: ‘Oh meu Deus, este barco vai bater!’", afirma. "Em vez disso, você pensa: ‘Há ondas hoje’."

Outros pacientes, incluindo alguns com transtornos de ansiedade, podem se beneficiar de medicamentos ansiolíticos, mas eles devem ser tomados apenas sob supervisão médica.

Coloque o cinto de segurança

Às vezes, fortes turbulências podem aparecer sem aviso, um fenômeno conhecido como turbulência de ar claro. A Agência Federal de Aviação dos EUA aconselha que os passageiros usem o cinto de segurança o tempo todo, não apenas quando a luz indicativa estiver acesa, e que protejam as crianças menores de 2 anos em cadeirinhas para carro aprovadas ou dispositivo de retenção para reduzir a possibilidade de ferimentos durante turbulências inesperadas.

"O maior perigo é não estar seguro", diz Kristie Koerbel, que trabalhou como comissária de bordo durante 21 anos. "Se você está sentado com o cinto de segurança apertado, não há razão para temer a turbulência."

Planeje com antecedência

Onde você se senta pode fazer a diferença. Passageiros em assentos de janela são menos propensos a ser atingidos por objetos projetados, queda de malas de compartimentos superiores ou de placas do teto, pontua Sara Nelson, presidente do maior sindicato de comissários de bordo do país. Além disso, os assentos próximos à frente do avião e ao lado da asa normalmente serão menos sacudidos em comparação com a parte traseira da aeronave. Em turbulência severa, porém, não fará diferença onde você esteja sentado, afirma Nelson.

Pense no que o acalma em geral e tente fazer algumas dessas atividades durante o voo. Para sua viagem a Chicago, Levy levou um caderno de desenho para rabiscar, suas músicas favoritas e algumas palavras cruzadas. Ela também falou com seu médico sobre tomar uma dose baixa de ansiolítico (embora não esteja convencida de que ajudou).

Finalmente, fique de olho no clima. As tempestades normalmente se desenvolvem nos meses mais quentes da primavera, verão e outono, de acordo com o Serviço Americano de Meteorologia, e podem criar turbulência. Se você tiver flexibilidade para adiar seu voo, tente um dia com céu limpo na esperança de uma viagem mais tranquila.

E lembre-se: "Se não for seguro, o avião não vai decolar", diz Nelson.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.