Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Consumo de água varia de acordo com idade, profissão e estilo de vida

Especialistas afirmam que a quantidade necessária também muda com o envelhecimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melinda Wenner Moyer
The New York Times

Se você não passa o dia todo tomando goles de água de um copo Stanley de quase dois litros, você está realmente vivo? A hidratação está mais uma vez em destaque —vídeos do TikTok com hashtag sobre o tema tem mais de 1 bilhão de visualizações.

Seja bebendo de um copo moderno ou de um simples copo comum, não há uma resposta única para a quantidade de água que você deve beber por dia. A recomendação de consumo de água mais próxima que os Estados Unidos têm vem da Academia Nacional de Medicina, que, em 2004, relatou que homens saudáveis geralmente se mantêm adequadamente hidratados quando bebem pelo menos 3 l (quase 13 copos) de água por dia, e que as mulheres geralmente estão hidratadas quando bebem pelo menos 2,2 l (pouco mais de nove copos) por dia, sem incluir a água consumida através dos alimentos.

copos de agua
A água nos ajuda a eliminar resíduos, manter a pressão sanguínea e regular a temperatura corporal - Joyce Lee/The New York Times

Mas essas diretrizes não devem ser consideradas como uma regra absoluta, afirmam os especialistas.

"A maioria das pessoas, mesmo que fique abaixo dessa recomendação, ficará bem", diz Siddharth P. Shah, nefrologista do Hospital da Universidade da Pensilvânia, especializado em hidratação e equilíbrio eletrolítico.

Quando devo beber água e quanto devo beber?

A água é, claro, crucial para nossa sobrevivência. Ela nos ajuda a eliminar resíduos, manter a pressão sanguínea, regular a temperatura corporal e muito mais.

Algumas pessoas precisam de mais água do que outras. Pessoas que são especialmente ativas —que têm empregos fisicamente exigentes ou que fazem muito exercício— perdem mais água através do suor e precisarão compensar bebendo água adicional, diz George Chiampas, especialista em medicina de emergência na Northwestern Medicine e diretor médico da Federação de Futebol dos Estados Unidos.

As pessoas também podem precisar beber mais se vivem em climas quentes, têm corpos maiores ou muita massa muscular, têm fezes soltas, estão grávidas ou amamentando, ou tiveram pedras nos rins ou infecções recorrentes do trato urinário, dizem os especialistas.

Ao longo da vida, as necessidades de água de uma pessoa também mudam. Normalmente, com a idade, as pessoas perdem músculos e ganham gordura, afirma Shah. Como a gordura contém menos água do que o músculo, as pessoas geralmente precisam consumir menos água com o passar dos anos para manter tecidos saudáveis.

No entanto, alguns idosos ainda não consomem água suficiente, diz Shah, porque os corpos das pessoas mais velhas —especialmente, pesquisas sugerem aqueles com mais de 60 anos— não são tão bons em detectar a sede. O nível de desidratação "que te deixaria com sede aos 40 anos pode não te deixar tão sedento aos 80 anos", explica ele.

Se você sentir sede, provavelmente está desidratado e deve beber água, diz Alysia Robichau, médica de medicina familiar e esportiva no Houston Methodist.

Também pode haver sinais mais sutis de desidratação, como sentir-se constantemente com frio ou ter pele seca, afirma Robichau. Pessoas que estão desidratadas aguda ou cronicamente também podem ter dores de cabeça ou olhos secos, acrescenta ela.

Por não bebermos água enquanto dormimos, "a maioria das pessoas acorda e já está desidratada", diz Chiampas. Geralmente é uma boa ideia, ele ressalta, começar o dia com um copo de água.

É perfeitamente normal adicionar sabores à sua água ou beber água com gás, afirma Robichau —mas ela alerta que café e outras bebidas com cafeína podem não ser tão hidratantes quanto as bebidas sem cafeína. Beber uma bebida com cafeína, especialmente se você não as bebe regularmente, pode reduzir a capacidade dos rins de absorver água, fazendo com que você perca água adicional através da urina. Bebidas alcoólicas também desidratam.

Lembre-se de que você também pode obter água dos alimentos. Algumas frutas e legumes, como melancia e aipo, são principalmente compostos de água, diz Shah. A Academia Nacional de Medicina estimou que as pessoas obtêm, em média, 20% de sua água através dos alimentos.

A maioria das pessoas provavelmente não beberá água em excesso, mas é possível, especialmente entre atletas de resistência que bebem muita água rapidamente, pontua Chiampas. Fazer isso pode perturbar o equilíbrio de sódio e potássio do corpo e levar a uma intoxicação potencialmente fatal por água.

O CDC (centros de controle e prevenção de doenças dos EUA) aconselham a não beber mais de 1,5 litros de água por hora. Tenha em mente também que provavelmente não há benefício para a saúde em beber toneladas de água.

"Há muitas garrafas de água excessivamente grandes sendo carregadas por aí hoje em dia", afirma Shah. "Mas a grande maioria das pessoas não precisa beber água em excesso".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.