Por que é tão difícil se desculpar? Dizer o que sente envolve vulnerabilidade, diz Lisa Leopold, uma pesquisadora que estuda desculpas. "Também temos que admitir nossos próprios erros, nossas próprias falhas", ela acrescenta, "e isso requer uma tremenda humildade".
Os ingredientes de uma desculpa bem-sucedida podem variar, mas aqui estão alguns nos quais muitos especialistas concordam.
EXPRESSAR ARREPENDIMENTO Não diga "Eu quero me desculpar" ou "Eu gostaria de me desculpar", diz Leopold. "Muitas pessoas usam essa linguagem", ela conta, mas expressar um desejo não é tão eficaz quanto se desculpar.
Em vez disso, diga "Me desculpa" ou "Sinto muito". Usar uma declaração com "eu" também fortalece sua desculpa ao assumir a responsabilidade, ela disse.
EXPLIQUE-SE, MAS SEJA BREVE Ser específico sobre o que você fez pode fazer a outra pessoa se sentir compreendida, disse Beth Polin, professora associada de administração na Eastern Kentucky University.
Mas seja sincero e breve. Pule justificativas e desculpas, ela disse, porque uma desculpa "não deve ser para nos fazer sentir melhor ou defender nossas ações".
RECONHEÇA QUALQUER DANO QUE VOCÊ TENHA CAUSADO Polin descobriu em sua pesquisa que assumir a responsabilidade é uma das partes mais vitais de uma desculpa.
"Realmente nos importamos com alguém admitindo nossos erros", ela disse. E embora seja tentador dizer que você não quis causar nenhum dano, Leopold sugeriu manter suas intenções para si mesmo. "As pessoas não querem ouvir essas justificativas", ela disse, "porque enfraquece a responsabilidade".
DIGA QUE VAI TENTAR NÃO FAZER ISSO NOVAMENTE Reafirme para a pessoa que você fará o seu melhor para não repetir a ofensa, sugere Polin, acrescentando que isso "reconstrói a confiança e a segurança".
OFEREÇA-SE PARA REPARAR O ERRO Associar a desculpa a uma promessa de corrigir o erro é mais provável de receber perdão do que a declaração sozinha, diz Leopold.
Seja específico sobre como você vai compensar a pessoa, diz Polin, acrescentando que você pode pedir sugestões à pessoa.
PEÇA PERDÃO (MAS ABRA MÃO DE EXPECTATIVAS) O último passo, afirma Polin, é um pedido gentil de perdão. Ela recomendou fazer uma pergunta colaborativa como "Como podemos voltar ao que éramos antes disso acontecer?". Fazê-lo "convida a outra pessoa para esse processo de reparação de confiança", ela disse.
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