Descrição de chapéu Saúde responde

Como acabar com a azia e a má digestão?

Festas de fim de ano podem levar a excessos; médico dá dicas de como combater sintomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não tem jeito: se houver exagero na comida e na bebida (especialmente se a comida for gordurosa e a bebida, alcoólica), o organismo vai responder reclamando.

Mas, antes de pensar em tratamento para males do sistema gastrointestinal, é preciso saber se há problemas como gastrite ou intolerâncias alimentares. Nesses casos, qualquer desconforto precisa ser olhado de outra forma —e é recomendável ter o acompanhamento de um especialista.

Se a pessoa for saudável e tiver exagerado na ingestão, a história é outra. "É como alguém que foi à praia e não passou protetor solar, o prejuízo vai aparecer. O organismo não tem calendário para se preparar para datas comemorativas", diz Sérgio Carlos Nahas, professor da Faculdade de Medicina da USP da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e médico do Hospital Sírio-Libanês.

Ele diz que a primeira coisa a se fazer é reduzir a ingestão, inclusive de líquidos, para evitar vômitos. "O estômago quer descanso para poder se recuperar", diz ele.

Antiácidos e antieméticos podem ajudar a aliviar o desconforto. Em caso de sintomas graves, o ideal é ir para um hospital porque pode ser necessário tomar remédios por via intravenosa.

Nahas recomenda que a reintrodução alimentar seja suave após esse processo inflamatório. Bolacha de água e sal, batata e macarrão são boas pedidas para esse momento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.