França tem três casos de infecção por coronavírus, os primeiros na Europa

Até esta sexta (24), pelo menos 41 pessoas morreram e mais de mil se infectaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A França confirmou nesta sexta (24) três casos de infecção por coronavírus, os primeiros na Europa. Dois pacientes foram hospitalizados em Paris e um em Bordeaux.

Mais cedo, somente dois casos tinham sido anunciados. O terceiro caso de infecção confirmado é de um parente de uma das pessoas infectadas.

No mesmo dia, um segundo caso foi confirmado nos Estados Unidos, em Chicago. A paciente tem cerca de 60 anos e voltou de Wuhan, na China (onde a epidemia parece ter começado), em 13 de janeiro.

Além dos dois casos confirmados, 11 pessoas avaliadas nos EUA receberam diagnóstico negativo e outros 50 pacientes estão sendo investigados.

Até esta sexta (24), mais de mil pessoas foram infectadas e 41 morreram por causa do vírus. A lista de países com casos de infecção confirmada são China, Nepal, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura, EUA, Arábia Saudita e, agora, França.

Todas as pessoas que pegaram o vírus estiveram em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes. A cidade é um hub industrial e comercial na região central da China e tem o maior aeroporto e porto da região.

A epidemia começou semanas antes do Ano-Novo chinês, quando centenas de milhões de pessoas viajam pelo país. Para impedir que o vírus se espalhe ainda mais, autoridades isolaram cidades da província de Hubei, área com cerca de 40 milhões de habitantes, e anunciaram o fechamento de diversas atrações turísticas.

O uso de máscaras em prédios públicos se tornou obrigatório e aqueles que desrespeitarem a medida estão sujeitos a responsabilização legal. 

Várias atrações turísticas no país foram fechadas para reduzir o risco de contaminação pelo vírus. A Cidade Proibida de Pequim, o antigo palácio dos imperadores, anunciou seu fechamento até nova ordem, assim como o Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho de Pássaro.

Trechos da Grande Muralha, os túmulos da dinastia Ming e a floresta Yinshan Pagoda também serão fechados para turistas a partir de sábado (25).

Na quinta (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que ainda era cedo para declarar uma emergência internacional de saúde pública por causa do coronavírus. Apesar disso, a organização ressalta que o caso é grave e que pode piorar, porque ainda não atingiu seu ápice. 

"É uma emergência na China, mas ainda não se tornou uma emergência global. Pode ainda se torna uma", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.