Descrição de chapéu The New York Times

Nova York declara estado de emergência por coronavírus

Pelo menos 76 pessoas foram infectadas no estado; Condado de Westchester concentra número de pacientes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | The New York Times

O governador Andrew M. Cuomo declarou estado de emergência em Nova York neste sábado (7), quando o número de casos confirmados no estado subiu para 76, 11 deles na cidade de Nova York, o último dos quais é um motorista de táxi ou de aplicativo.

A declaração do estado de emergência permitirá ao Estado acelerar a compra de suprimentos e a contratação de trabalhadores para ajudar os departamentos de saúde locais que lidam com o monitoramento de milhares de pacientes em quarentena, disse Cuomo.

"Alguém precisa bater à porta uma vez por dia", disse ele durante uma reunião ao meio-dia no Capitólio do estado. "Isso é trabalhoso."

O epicentro dos casos em Nova York continua sendo ao norte da cidade, no Condado de Westchester, onde há 57 pessoas infectadas ao todo, segundo o governador. Esses casos estão principalmente, se não todos, relacionados a um aglomerado em Westchester que chamou a atenção das autoridades depois que um morador de New Rochelle, um advogado de 50 anos de idade, foi confirmado como sendo o segundo paciente com coronavírus em Nova York.

Também houve sinais de disseminação mais ampla, incluindo um par de casos no condado de Saratoga, norte da capital do estado de Albany —os primeiros casos confirmados fora da região da cidade de Nova York.

Não ficou claro imediatamente se o motorista que testou positivo em Nova York dirige um táxi amarelo ou trabalha como motorista dos aplicativos Uber ou Lyft.

O homem tem 33 anos e entrou no hospital episcopal de St. John, na seção Far Rockaway, no Queens, na terça-feira (3) e relatou sintomas semelhantes a gripe. Ele foi para casa e voltou mais tarde quando seus sintomas pioraram, disse uma autoridade.

Ele deu positivo na sexta-feira (6) à noite, levando mais de 40 médicos, enfermeiros e outros trabalhadores do hospital onde ele foi isolado a entrarem em quarentena, segundo as autoridades informaram neste sábado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.