Descrição de chapéu Coronavírus

Evento para profissionais de saúde tira dúvidas sobre vacinação

Transmissão de seminário gratuito acontece em plataformas do Hospital Albert Einstein

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, crescem as dúvidas de pacientes sobre os imunizantes, sua eficácia, seus efeitos e sua relação com os testes diagnósticos para a doença.

Mesmo a eficácia das vacinas causa dúvida na população e entre profissionais de saúde, já que os percentuais de prevenção divulgados por cada fabricante não podem ser diretamente comparados, por terem sido obtidos em pesquisas com metodologias diferentes.

Os pacientes também têm dúvidas sobre o nível de proteção após a primeira dose (que varia conforme cada imunizante) e sobre quanto tempo depois da segunda dose estão imunizados (cerca de um mês).

Bandeja com frasco de vacina e seringa, que é segurada por mão
Vacinação com Coronavac em Apodaca, no México - Daniel Becerril - 25.mai.21/Reuters

Especialistas também vêm alertando que o teste de anticorpos para Covid-19 não é indicado para saber se a vacinação funcionou ou não. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) não recomenda a realização de sorologia para avaliar resposta imunológica às vacinas contra a Covid-19.

A agência regulatória de medicamentos dos Estados Unidos, FDA (Food and Drug Administration, em inglês) também emitiu nota na última quarta-feira (19) contraindicando o uso de testes para medir anticorpos pós-vacinação contra a Covid-19.

Para ajudar a preparar os diversos profissionais de saúde para responder essas e outras dúvidas da população, as plataformas Hematolog e Covidlog, do Hospital Albert Einstein, promovem no dia 1º de junho, às 18h, o seminário online Vacina, Testes e Prevenção: O Que Precisamos Saber?.

A participação é gratuita mediante cadastro em uma das plataformas, e os profissionais participantes receberão um ebook com as principais perguntas e respostas discutidas no evento.

“Atualmente lidamos não apenas com o vírus mas com a disseminação de informações mentirosas; e mais do que nunca, o conhecimento e a ciência são as nossas principais ferramentas para barrar o avanço do coronavírus no Brasil”, diz Dr. Nelson Hamerschlak, médico hematologista do Hospital Isralelita Albert Einstein.

Os palestrantes do evento são Elaine Rossetto, coordenadora médica do Departamento de Imunoquímica do Einstein; Luis Fernando Aranha Camargo, infectologista e professor da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein; Clarisse Machado, infectologista e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da USP e do Instituto de Ensino e Pesquisa do Einstein; Luiz Rizzo, diretor superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa e imunologista do Einstein; Alfredo Giglio, coordenador médico materno-infantil e responsável pelo Centro de Imunização do Einstein; e Jacyr Pasternak, infectologista do Einstein.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.