Descrição de chapéu Coronavírus

Butantan recebe insumo para produzir 10 milhões de doses da Coronavac

Governo de SP afirma que outro 1 milhão de vacinas prontas para uso chegam na terça (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Intistuto Butantan recebeu na tarde deste sábado (26) um avião com insumos suficientes para produzir mais de 10 milhões de doses da vacina Coronavac, contra a Covid.

Os 6.000 litros do insumo farmacêutico ativo (IFA) foram enviados da China pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan para o desenvolvimento do imunizante, chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Guarulhos, 26 de junho de 2021. O governador João Doria em ato no aeroporto de Guarulhos para o recebimento de lotes de 6 mil litros de IFA para a produção de vacinas contra a Covid-19. Foto: Divulgação Governo de São Paulo
Novo lote de vacinas da Coronavac chega ao aeroporto de Guarulhos - Divulgação Governo de São Paulo

“A partir de amanhã, o Butantan já vai começar a produzir essas 10 milhões de doses e, dentro de 12 dias, o Instituto iniciará a entrega em etapas das vacinas prontas para o Ministério da Saúde e para os braços dos brasileiros”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

A produção das vacinas pelo Butantan demora em geral cerca de 15 a 20 dias, entre os processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade.

A última remessa de insumos para a Coronavac, de 3.000 litros, chegou no dia 25 de maio.

O instituto também espera que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para a produção de 40 milhões de doses do imunizante.

Até o momento, 52 milhões de doses da Coronavac foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os dois acordos firmados com o Ministério da Saúde totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro.

Neste sábado, João Doria também anunciou que irá receber na próxima terça-feira (29) uma carga com 1 milhão de doses prontas da vacina do Butantan.

A remessa com imunizantes para entrega ao PNI deve desembarcar em Guarulhos, às 19h55.

A chegada das vacinas prontas é resultado de um encontro entre representantes do governo de São Paulo, do Butantan e da Sinovac.

Na última terça (22), Doria se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, o diretor do Butantan, Dimas Covas, e o vice-presidente mundial da Sinovac, Weining Meng. ​

A chegada de vacinas prontas dá mais agilidade à campanha de vacinação não só em São Paulo, mas no país, já que a produção no Brasil demora até 20 dias.

O governo de São Paulo e o Butantan seguem em tratativas com a Sinovac para que mais doses prontas para aplicação cheguem ao país nas próximas semanas.

A meta estadual é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja vacinada com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus até o dia 15 de setembro.

A partir de dezembro, o Butantan vai produzir a matéria-prima da vacina contra a Covid em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade está prevista para ser concluída em setembro. A capacidade para fabricação será de 100 milhões de doses do imunizante por ano.

Com Uol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.