Descrição de chapéu Coronavírus

Queiroga diz que Brasil terá 3ª dose contra Covid só após adultos completarem vacinação

Ministro não dá prazo para adotar reforço, mas afirma que imunização de pessoas com mais de 18 anos deve terminar até o fim de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (19) que a dose de reforço para a Covid-19 só será adotada após todos os adultos completarem a vacinação.

"É possível, provável que haja necessidade de uma terceira dose. Mas só vamos avançar numa terceira dose quando houver a população vacinada com as duas doses", disse o ministro em entrevista à Voz do Brasil.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 29.jul.21/Folhapress

Queiroga respondia a uma pergunta sobre possibilidade de reforço na imunização de quem recebeu a Coronavac. Ele não detalhou em que data o governo pretende adotar a nova dose, mas disse que a população adulta pode ser vacinada até o fim de outubro.

Também não disse se apenas pessoas imunizadas com essa vacina serão contempladas. O ministro afirmou que a tendência é que pessoas imunocomprometidas, como transplantados, e idosos recebam o reforço.

Durante a entrevista, ele citou projeções distintas sobre o avanço da vacinação até o fim de outubro. Primeiro, disse que a ideia é alcançar "população acima de 18 anos totalmente imunizada" neste período, mas depois disse que a estimativa é que 75% deste grupo seja vacinado até lá.

O Ministério da Saúde encomendou no fim de julho estudo sobre dose de reforço para quem recebeu a Coronavac.

Na quarta-feira (18), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também sugeriu que o governo avalie a terceira dose para pessoas de grupos de risco imunizadas com a Coronavac, vacina desenvolvida pela Sinovac e produzida no Brasil no Instituto Butantan.

"Essa é uma tendência. E isso vai acontecer no Brasil. Só que temos de ir por etapas. Não dá para ter 37% da população com segunda dose e começar a vacinar com terceira dose outro subgrupo", disse o ministro.

​Queiroga afirmou que conversou com a vice-diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mariângela Simão sobre a adoção da dose de reforço. "A posição (da organização) é de não avançar na terceira dose nesse momento, o que nós concordamos", afirmou Queiroga.

O ministro voltou a declarar que a pasta deve reduzir de cerca de 3 meses para 21 dias o intervalo entre as doses da Pfizer, como sugere a bula do imunizante. Ele não deu prazo para a mudança, mas técnicos da pasta estimam que o novo período será adotado em setembro.

Queiroga disse na quarta-feira (18) que a aplicação da terceira dose para reforçar a imunização contra a Covid-19 deve começar por profissionais de saúde e idosos.

A ideia é reforçar a imunização diante do avanço de variantes do vírus, como a delta.

Especialistas divergem sobre aplicar uma dose de reforço em pessoas já imunizadas ou em focar quem ainda não recebeu a vacina —como crianças e adolescentes.

Um estudo liderado por Julio Croda, infectologista, pesquisador da Fiocruz e professor da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), apontou, com base em dados do mundo real, uma eficácia menor da Coronavac, principalmente entre maiores de 80 anos, o que acaba sendo mais um ponto a se pesar na necessidade de um reforço vacinal.

Um estudo do Reino Unido indicou que os níveis de anticorpos contra a Covid começam a cair algumas semanas após a 2ª dose. Isso não necessariamente significa que a barreira vacinal não esteja ativa, já que o nosso corpo tem outras formas de garantir proteção imune, como pelas células T.

Especialistas afirmam, no entanto, que crianças e adolescentes, apesar de proporcionalmente serem menos afetados em gravidade, também participam da circulação do Sars-CoV-2. Logo, para ajudar a frear a disseminação do vírus, é relevante que essas faixas etárias sejam vacinadas, o que ajuda a atingir os patamares necessários para a imunidade coletiva.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.