Lençóis Paulista suspende vacinação infantil após pai relatar suposta reação

Secretaria de Estado da Saúde informou que vacina não foi a causa de parada cardíaca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A informação de que uma criança apresentou alterações nos batimentos cardíacos após tomar a vacina contra a Covid-19 levou a Prefeitura de Lençóis Paulista, no interior paulista, a suspender nesta quarta-feira (19) a campanha de imunização de crianças.

Nesta quinta (20), a Secretaria de Estado da Saúde informou ter concluído que a vacina não foi a causa da parada cardíaca. A análise apontou que o episódio foi desencadeado por uma doença congênita rara, até então desconhecida pela família. A criança já teve o quadro revertido e ainda se encontra hospitalizada, mas estável.

A secretaria ressaltou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por Covid-19.

Ainda na quarta, ao comentar o caso, a pasta afirmou que "na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante", afirma a secretaria.

Vacina contra a Covid-19 - Bruno Santos/Folhapress

A decisão de suspender a vacinação foi tomada pelo prefeito Anderson Prado (DEM) depois de circular o relato de que uma criança com asma teria apresentado alterações nos batimentos cardíacos e, segundo relato dos pais, chegou a desmaiar cerca de 12 horas após a aplicação da vacina.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Lençóis Paulista afirmou que não teve acesso ao prontuário da criança. Mesmo assim, optou por suspender a vacinação infantil por sete dias.

O prefeito informou, no entanto, que pais ou responsáveis que procurarem espontaneamente a rede poderão vacinar os filhos.

A campanha de vacinação infantil foi iniciada nesta terça (18) e 46 crianças já haviam sido vacinadas no município. Segundo a prefeitura, elas serão monitoradas por técnicos da saúde, que vão atestar se houve ou não alguma nova reação indesejada.

Com cerca de 70 mil habitantes, a cidade tem 6.430 crianças de 5 a 11 anos.

O prefeito explicou que a decisão de suspender a campanha de vacinação para crianças foi tomada em reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município, realizada na tarde desta quarta.

"O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil. Mas, diante do ocorrido, será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento", disse o prefeito em nota.

Ele afirmou que o prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais: "A Secretaria de Saúde está solicitando autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada", acrescenta.

Antes da reunião do comitê, a prefeitura já havia publicado uma nota nas redes sociais oficiais da relatando o caso.

Na nota, a prefeitura afirma que não teve acesso ao prontuário médico e, portanto, não tinha certeza se o quadro clínico da criança seria um efeito da aplicação da vacina.

A decisão do prefeito provocou reações nas redes sociais. Mas também ganhou o apoio de parcela da população, que informou que não mais vacinaria os seus filhos.

O prefeito defendeu a divulgação do caso nas redes da prefeitura: "Não há nada de alarmismo nessa medida. A decisão de tornar o caso público foi totalmente acertada e uma forma de mostrar transparência das medidas adotadas pela Administração", disse o prefeito.

O prefeito Anderson Prado publicou nesta terça-feira (19) em suas redes sociais um vídeo em que é cumprimentado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) por ter conseguido junto ao Ministério da Saúde um lote de 10 mil testes para Covid-19 para a cidade.

Nesta semana, Zambelli enviou ofício ao ministério e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em que pede a suspensão da vacinação infantil "até a reavaliação de segurança".

O prefeito afirmou não ter nenhuma relação com Zambelli. Disse que sempre foi a favor da vacina e que também é favorável à vacinação infantil. Mas defendeu ser prudente suspender a vacinação e avaliar os efeitos nas crianças já imunizadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.