Descrição de chapéu Dengue Projeto Saúde Pública

Ministério da Saúde reavalia vacinação da dengue em escolas após reações alérgicas

Órgão diz que deve recomendar imunização somente nas unidades de saúde, onde há acompanhamento médico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em reunião nesta terça-feira (12), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) informou não saber se dará continuidade à vacinação contra dengue nas escolas, mantendo as aplicações apenas nas unidades de saúde.

A reavaliação veio em decorrência dos episódios de reações alérgicas que levaram o Ministério da Saúde a entender a necessidade de as vacinações serem feitas de forma assistida, para acompanhamento adequado das possíveis reações.

A nova recomendação da pasta inclui que sejam feitas observações por 15 a 30 minutos após a aplicação do imunizante. Apesar dos casos de reações registrados, a vacina é considerada segura por especialistas.

A informação foi dada durante a reunião de atualização do cenário epidemiológico da dengue, da semana 10 no país. No encontro, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, e a equipe do COE apresentaram as principais ações para prevenção e controle da doença.

Fotografia mostra uma enfermeira branca aplicando vacina no braço de uma menina branca
Menina toma vacina contra a dengue na UBS Tranquilidade, em Guarulhos, na Grande São Paulo - Danilo Verpa - 20.fev.24/Folhapress

O órgão ainda vai discutir se há a necessidade de um novo Dia D, que será tópico da próxima reunião com a Câmara Técnica.

A semana epidemiológica 10 fechou com 450 óbitos confirmados pela doenças e 849 em investigação. Houve um aumento dos casos graves, com 12.652 registrados, segundo o informe diário do ministério.

Minas Gerais, estado com maior número de casos até o momento, confirmou 185.690 casos de dengue. Até o momento, há 66 óbitos confirmados pela doença no estado e 308 em investigação.

Na última semana, o estado teve uma desaceleração, o que não representa queda no número de casos. "Decréscimo não quer dizer parar de crescer, quer dizer crescer mais lento", explica o o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) e responsável pelo comando do COE Dengue e outras Arboviroses, Márcio Garcia.

No total, R$ 54 milhões foram destinados para o combate à dengue por meio de portarias para o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, além de 79 municípios.

O nível de letalidade sobre o total de casos graves em 2024 está em 3,43 %. Em todo o ano de 2023, esse índice foi de 5,1%. A maior concentração de mortes segue sendo em idosos.

A secretária da Vigilância afirmou ainda que a mudança climática é um fator que tem gerado um quadro atípico de dengue nos últimos anos no país e acredita que a situação deva continuar.

"Com as mudanças climáticas vamos ter muitos anos atípicos. A ideia é que teremos um caminho a percorrer. A gente tem a vacina, mas vamos precisar trabalhar na ampliação da produção e ver o que a gente vai fazer para chegar no que a gente gostaria que é a eliminação [do vírus]".

Prevenção e tratamento

O diretor do DEMSP destacou que o sangramento não é o único indicativo de um quadro grave da dengue, reforçando a necessidade de se atentar a sintomas como dor abdominal e vômitos.

Ele sinaliza ainda que, se tratados imediatamente, é possível evitar mortes em quadros nesse estágio. "Esses casos podem não evoluir para um caso mais grave e, consequentemente, não evoluir para um óbito", diz.

Com a ausência de um antiviral contra a doença, a equipe deu destaque para as prevenções e cuidados. "O dia D é super importante, mas o combate é diário, semanal", diz Garcia.

Dentre as ações, o grupo reforçou a necessidade de profilaxias como tampar caixas d’água e outros reservatórios de água, aplicação de repelentes e verificação de itens que possam acumular água parada, como pneus, garrafas e até plantas.

A possibilidade de distribuição de autotestes contra a doença também foi ponto abordado na reunião, mas o tópico ainda está sendo discutido pelo centro junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conforme explica a coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública, Marília Santini.

"Diferentemente do [teste] da Covid que era usado para evitar transmissão, na dengue não tem esse benefício, então a gente está nessa discussão técnica (...) Mas a gente já solicitou à Anvisa que todos os produtos para diagnóstico da dengue sejam priorizados", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.