Federação pune torcida organizada do São Paulo após briga na Copinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Divulgação/Pólicia Militar Objetos apreendidos pela Polícia Militar com torcedores da a Independente sediada em Campinas e outros lugares do interior
Objetos apreendidos pela Polícia Militar com torcedores da a Independente sediada em Campinas e outros lugares do interior

LUIZ COSENZO
DE SÃO PAULO

A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu nesta quinta-feira (4) proibir a entrada de faixas e instrumentos musicais da torcida Independente, do São Paulo, nos jogos da equipe na Copa São Paulo de futebol júnior. Torcedores também não poderão entrar nos estádios com roupas da organizada.

A decisão foi tomada um dia após integrantes da Independente de Campinas armarem emboscada contra membros da capital durante partida do time diante do Cruzeiro-DF, em Ribeirão Preto.

Em nota, a FPF disse que a torcida está proibida de entrar com "faixas, indumentárias e instrumentos na Copa São Paulo" e pedirá ao "Comando da Polícia Militar para impedir que ônibus da organizada se dirijam a cidade-sede do clube na competição.

Na confusão, 150 torcedores foram detidos pela PM de Ribeirão Preto.

A emboscada aos torcedores que assistiam ao jogo não aconteceu porque a polícia recebeu denúncia de um vigia próximo ao estádio de que um grupo de são-paulinos se dirigia ao local do jogo armado com barras de ferro, soco inglês, bolas de sinuca com pólvora, paus e pedras.

De acordo com informações da PM, a Independente sediada em Campinas e outras cidades do interior armaram a emboscada contra integrantes da capital.

"Conseguimos conter os torcedores perto do estádio. Eles investiram contra os ônibus. Dispersamos, fizemos a contenção e desarmamos. Se tivesse esse confronto, poderíamos ter atitudes muito mais graves", afirmou o tenente Francisco Wohnrath.

"Eram torcedores do mesmo time, do São Paulo. Não sei qual a situação entre eles. Falaram de mensalidade, que o pessoal do interior teria que pagar para a capital, e que eles queriam criar uma outra torcida", completou.

A Folha tentou entrar em contato com a organizada, mas não conseguiu.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o efetivo policial será aumentado e o trabalho de informação mantido para prevenir atos de violência, durante os jogos do São Paulo.

O time volta a campo no sábado (6), quando enfrenta o Sergipe, às 21h, pela segunda rodada. Três dias depois, encara o Botafogo-SP.

O São Paulo lidera o Grupo 10 com três pontos -mesma pontuação do Botafogo, que tem desvantagem no saldo.

Crédito: Divulgação/Pólicia Militar Ônibus da torcida organizada Independente da capital foi apedrejado fora do estádio Santa Cruz
Ônibus da torcida organizada Independente da capital foi apedrejado fora do estádio Santa Cruz
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.