Descrição de chapéu surfe

Apesar de tubarões, Krystian Kymerson vence etapa do Brasileiro de surfe

Animais interromperam prova realizada no final de semana, no Rio

Krystian Kymerson é carregado após vencer etapa do Circuito Brasileiro de Surfe
Krystian Kymerson é carregado após vencer etapa do Circuito Brasileiro de Surfe - Pedro Monteiro/Abrasp/Divulgação
São Paulo

A 6ª etapa do Circuito Brasileiro de surfe, realizado no último final de semana, na Barra da Tijuca, do Rio (RJ), teve como vencedor o capixaba Krystian Kymerson. Mas além dos rivais, ele precisou superar também adversários inesperados: dois tubarões.

A presença dos animais, localizados na altura do Posto 5, interrompeu a competição por cerca de 20 minutos. Nada que diminuísse a empolgação de Kymerson após a prova.

"Estava na areia, me concentrando para a final quando o locutor avisou que tinha tubarão. Uma vez na Austrália, em um Pro Junior, eu estava na bateria e um surfista avistou um tubarão. Levantamos a mão e veio um jet ski. Saímos da água voando", disse Kymerson, ao site Gazeta Online.

Não foi a primeira vez que uma competição de surfe no Brasil precisou ser paralisada em virtude de presença de tubarões.

Em 2017, durante uma etapa do Campeonato Paranaense de surfe, em Matinhos, a prova foi cancelada após os competidores alegarem terem visto um tubarão próximo a eles.

No Circuito Mundial de surfe, não é incomum que etapas sejam interrompidas por causa de tubarões.

A mais recente destas interrupções aconteceu em abril, em Margaret River, na Austrália, quando dois ataques de tubarões foram registrados nas proximidades da praia de Gracetow, onde a competição seria realizada.

Os organizadores então decidiram então cancelar o evento.

O ataque mais famoso de tubarões em uma competição de surfe aconteceu em julho de 2015, quando o australiano Mick Fanning foi atacado durante a final da etapa de J-Bay, na África do Sul.

Ele estava parado em sua prancha quando foi surpreendido pelo animal. Fanning tentou se proteger com a prancha e afastar o tubarão com socos. Ele conseguiu sair da água sem ferimentos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.