Descrição de chapéu Falando Russo Copa do Mundo

Falando russo: figura religiosa virou sinônimo para 'mendigo alienado'

Personagem com ares de louco e santo inspirou Dostoiévski no romance 'O Idiota'

Daniela Mountian

​"Louco", "excêntrico", "mendigo alienado", "vidente" são as acepções que o dicionário pode trazer para definir iuródivyi, ou simplesmente iuród. Embora no dia a dia a palavra possa ser usada com esses significados, ela trata, na esfera religiosa, de uma figura muito embrenhada na cultura popular russa.

Pintura mostra um homem idoso, de barbas longas e sem camisa, de lado com parte das costas aparecendo enquanto lê um livro. Sobre o livro está um crânio humano. O homem tem as mãos juntas, como para fazer uma oração. O fundo é totalmente escuro.
A pintura "São Paulo, o Eremita", de Jusepe de Ribera - Divulgação

Guardando certa semelhança com nosso Antônio Conselheiro, o iuródivyi é um asceta, um devoto, sendo muitas vezes representado por um eremita, tomado ora por louco ora por santo e profeta, que abre mão de riquezas terrenas e vaga pelo mundo para pregar a palavra divina.

Em 1855, Nikolai Nekrássov dedicou um poema ao tio Vlás, um velhote grisalho que "distribuiu seus bens / E com os pés esfolados / Saiu juntando vinténs / Para erguer o lar sagrado... Seu pesar não tem cansaço / Alto e ereto e bronzeado / Percorrendo passo a passo / Cada vila e povoado". 

Dostoiévski, que era fascinado por esses versos, criou o iuródivyi mais famoso da literatura, o príncipe Lev Mýchkin, do romance "O Idiota" (1868). Mýchkin, pobre rapaz epilético que volta à Rússia após um período numa clínica suíça, se vê atraído por Nastácia e Aglaia —uma por compaixão outra por amor. Nos inúmeros personagens com quem dialoga, ele desperta a mesma ambivalência: ora piedade e risos, ora fascínio e perturbação, o que se reflete em seu nome. Lev significa "leão"; Mýchkin vem de mych', "rato".

Entre Cristo e Quixote, Mýchkin é "o indivíduo puro, superior, que acaba sendo para os demais, numa sociedade corrompida, um idiota, um inadaptado", como diria Boris Schnaiderman. Em 2003, lançaram na Rússia a série "O Idiota", achada em DVD, com interpretação primorosa de Evguéni Mirónov.

Daniela Mountian

Doutora em literatura russa pela USP, tradutora e editora.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.