Racing avisa torcida para não chamar brasileiros de macacos no Itaquerão

Em seu site, clube lembra que torcedores da equipe devem evitar ofensas raciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Centurion (à esq.), atacante do Racing, disputa bola com Palacios durante partida da primeira divisão do Campeonato Argentino
Centurion (à esq.), atacante do Racing, disputa bola com Palacios durante partida da primeira divisão do Campeonato Argentino - Alejandro Pagani-10.fev.19/AFP
São Paulo

O Racing advertiu seus torcedores que forem ao Itaquerão para que não façam gestos de macacos ou chamem os brasileiros desta forma durante a partida contra o Corinthians, nesta quinta (14), pela Copa Sul-Americana.

Essa é a forma ofensiva a que os brasileiros podem ser chamados na Argentina. O problema já aconteceu no futebol também. Em 2005, o zagueiro Desábato, então no Quilmes, foi preso no intervalo de partida contra o São Paulo, no Morumbi, pela Libertadores, por ter chamado o atacante Grafite de "macaco."

"... se esclarece que constitui um delito racial fazer gestos de macaco ou os chamar de macacos aos torcedores locais, já que no Brasil é o mesmo que comparar a pessoa a um animal. A polícia atuará diante desses acontecimentos e prenderá os torcedores correspondentes. Há câmeras em todo o estádio para registrar esses tipos de ofensas raciais. As consequências podem ser severas tanto para o clube -penalização econômica- como para as pessoas implicadas - consequências policiais e/ou judiciais, impossibilidade de sair do Brasil, multas elevadas e gastos judiciais", explica texto publicado no site oficial da equipe argentina.

Em partida do ano passado, entre Independiente e Santos, no Pacaembu, também pela Libertadores, torcedores argentinos foram flagrados fazendo gestos de macacos aos santistas.

O aviso de que os argentinos devem evitarem atos de racismo foi publicado entre outras recomendações, como a de que será proibida a entrada no estádio com instrumentos musicais, faixas com temas políticos, sombrinhas ou de torcedores em visível estado de embriaguez.

Marcada para as 19h15, a partida será transmitida pelo canal online DAZN e pela Rede TV. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.