Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Aos 40, Prass tenta mostrar que pode ser decisivo no Palmeiras

Goleiro será titular contra o Novorizontino, pelas quartas do Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O goleiro Fernando Prass pratica defesa durante o aquecimento no treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
O goleiro Fernando Prass pratica defesa durante o aquecimento no treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol. - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
São Paulo

Fernando Prass, 40 anos, vai matar a saudade de um confronto decisivo. Com Weverton 31 anos, convocado para os amistosos da seleção brasileira, contra Panamá e República Tcheca, o goleiro foi confirmado pelo técnico Luiz Felipe Scolari como titular nas duas partidas do Palmeiras contra o Novorizontino, na disputa da vaga à semifinal do Campeonato Paulista.

Neste sábado, em Novo Horizonte, às 17h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, Fernando Prass encara um mata-mata um ano depois de sua última participação em duelo classificatório, curiosamente contra o mesmo adversário. A situação anterior foi bem mais tranquila. No dia 21 de março de 2018, o Palmeiras entrou no Allianz Parque com a vaga na mão, já que tinha vencido a partida de ida por 3 a 0. Jaílson​, 37 anos, foi o titular no interior.

Essa oportunidade servirá para Fernando Prass se aproximar do número de jogos da temporada passada. Com Weverton titular, o camisa 1 participou de sete apresentações. Neste ano, ele começou em quatro partidas, todas pelo Campeonato Paulista.

Prass diz ter condições de atuar em alto rendimento. No final do ano passado, o Palmeiras renovou o seu vínculo por mais uma temporada. Há dez anos, quando retornou de Portugal, o goleiro começou a cuidar com mais rigor do seu corpo.

Para atingir essa condição, Prass é cuidadoso fora de campo. Na alimentação, ele revela que cortou farinha branca, refrigerantes e frituras.

Serve também como exemplo o amigo Zé Roberto, que se aposentou aos 43 anos, com a camisa palmeirense. Da sua posição, Dida e Rogério Ceni atuaram até os 42 anos. Hoje, Prass gosta de citar também o italiano Gianluigi Buffon, titular do Paris Saint-Germain, que completou 41 anos em janeiro.

"É chato porque as pessoas olham muito para o número [da idade] que, sinceramente, não quer dizer nada. Tem que olhar para o campo, para o rendimento e para os números científicos. Mas não tem jeito. Passou dos 35, 37, vai ser questionado [se deve parar]", disse, em novembro, em entrevista à TV ESPN Brasil.

Em sua sétima temporada no Palmeiras, Fernando Prass tem 267 jogos, sendo 97 saiu de campo sem ser vazado e defendeu 13 penalidades. Ele é o oitavo goleiro que mais vestiu a camisa do clube. Do atual elenco, ninguém jogou tanto quanto ele. 

O goleiro chegou ao Palmeiras para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013 e foi decisivo na campanha do acesso. O seu momento memorável aconteceu na final da Copa do Brasil, contra o Santos, em 2015. Na decisão por penalidades, Prass defendeu a cobrança do zagueiro Gustavo Henrique e anotou o gol do título. Foi a das três taças que o clube levantou no Allianz Parque. As outras foram dos Brasileiros (2016 e 2018).

Para o confronto contra o Novorizontino, Prass, que ainda não levou gols neste ano, comandará a defesa menos vazada do Estadual. Nas 12 partidas da primeira fase, o Palmeiras sofreu cinco gols, um contra Corinthians, Mirassol e Red Bull e dois diante do Ituano.

Além do goleiro, outro desfalque na defesa será o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, que está com a seleção do seu país. Edu Dracena vai ser o titular ao lado de Antônio Carlos.

Pelo terceiro ano consecutivo, Palmeiras e Novorizontino se enfrentam pelas quartas de final. Além dos duelos citados acima, em 2017, com Fernando Prass de titular, os palmeirenses venceram por 3 a 1 no interior e 3 a 0 no Pacaembu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.