Em vídeo, Neymar nega estupro e expõe troca de mensagens

'Que isso sirva de lição', afirma jogador ao se defender de acusação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Acusado de estupro por uma mulher brasileira, o atacante Neymar, 27, afirmou no final da noite de sábado (1º) que caiu em uma armadilha e que não cometeu nenhuma violência sexual. As afirmações foram feitas em um vídeo de sete minutos divulgado nas redes sociais do atleta. 

No mesmo vídeo, ele mostrou vários trechos de conversas supostamente mantidas com a mulher que o acusa, além de fotos e vídeos em que ela aparece nua e seminua —as imagens do rosto estão borradas.

Na troca de mensagens, eles fazem elogios um ao outro e combinam um encontro em Paris. A mulher diz que está juntando dinheiro para viajar, e Neymar se oferece para ajudar. Depois, os dois falam sobre o encontro que teria ocorrido no Sofitel Paris Arc Du Triomphe e mencionam a possibilidade de uma nova visita de Neymar ao hotel. Não fica claro se o segundo encontro chegou a acontecer. 

No vídeo, Neymar também pediu desculpas à sua família. "Estou aqui para pedir perdão para minha família por colocá-los nessa situação. Porque realmente não queria e fui induzido a isso. Que isso sirva de lição", disse. 

O jogador afirmou ter ficado surpreso com a acusação e repetiu algumas vezes que está triste, chateado e que tudo é muito ruim. 

"Quem me conhece sabe do meu caráter, da minha índole. Sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo", disse. Segundo ele, a decisão de expor a troca de mensagens foi tomada para provar que não aconteceu "nada demais".

"O que aconteceu em um dia foi uma relação entre um homem e uma mulher, dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal. E no dia seguinte não aconteceu nada demais, a gente continuou trocando mensagem, ela me pediu uma lembrança para o filho e eu ia levar e agora fui pego de surpresa", disse. 

O atacante também afirmou ter sido vítima de extorsão, sem acusar diretamente a brasileira com quem se encontrou.

"Espero que fique bem claro, espero que a Justiça olhe as mensagens e veja o que realmente aconteceu", pediu, no final da gravação.

A acusação de estupro contra o atleta foi registrada em um boletim de ocorrência na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. 

De acordo com o relato da vítima, que teve o nome preservado no documento, ao qual a Folha teve acesso, Neymar a conheceu por meio da rede social Instagram e a convidou a ir para Paris encontrá-lo. 

Ela teria recebido as passagens e a reserva no hotel no dia 12 de maio, de um assessor do jogador. 

Segundo o depoimento, no dia 15 o jogador apareceu embriagado, trocou carícias com ela, mas logo depois tornou-se agressivo e, mediante violência, teve relação sexual contra a vontade da mulher. 

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, Neymar da Silva Santos, pai do atleta, disse que o filho encontrou a mulher em Paris, mas que a relação foi consensual. 

Ainda de acordo com Neymar pai, representantes da acusadora se encontraram com ele e pediram dinheiro para que ela não falasse nada. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que houve uma denúncia registrada pela vítima na 6ª DDM e que o inquérito policial segue em sigilo.

Veja a nota divulgada pela assessoria de imprensa de Neymar ​

"Comunicado Oficial 

Foi divulgado hoje, há algumas horas, uma noticia envolvendo o Atleta Neymar Jr., sob a acusação de estupro. 

A suposta vítima, inclusive, registrou Boletim de Ocorrência, amplamente divulgado na imprensa. 

Apesar de ter ficado surpreso com a notícia, os fatos já eram de conhecimento do Atleta e do seu estafe, tendo em vista que há poucos dias foi vítima de tentativa de extorsão, praticada por um advogado da cidade de São Paulo, que, segundo a sua versão, representava os interesses da suposta vítima. 

Os advogados do atleta foram imediatamente comunicados e desde então estão adotando todas as providências pertinentes. 

Diante do infeliz, ilegal e ultrajante acontecimento, repudiamos completamente as injustas acusações e, sobretudo, a exposição na imprensa de uma situação extremamente negativa.

Todas as provas da tentativa de extorsão e da inexistência de estupro serão apresentadas à Autoridade Policial oportunamente." 

Veja o que Neymar falou em seu vídeo​

"Bom, vamos lá. Eu estou sendo acusado de estupro. É uma palavra pesada, é uma coisa muito forte, mas é o que está acontecendo no momento. E, bom, fui pego de surpresa. 

Foi muito ruim, muito triste escutar isso, porque quem me conhece sabe. Sabe do meu caráter, sabe da minha índole, sabe que eu jamais faria uma coisa desse tipo. Mas vamos lá. 

Fui exposto a isso e estou aqui para dar a cara a bater, porque sei que qualquer notícia que seja com o meu nome envolve muita coisa, tem um barulho muito grande, e todo mundo fica querendo a minha declaração. E o que aconteceu foi totalmente o contrário do que falam, do que falam, do que dizem.

Estou muito chateado nesse momento, mas a partir de agora vou expor tudo, vou expor toda a conversa que eu tive com a menina, todos os nossos momentos, que é íntimo, mas é necessário abrir, é necessário expor para provar que realmente não aconteceu nada demais. 

Então, logo após esse vídeo vocês vão ver todas as mensagens, tudo o que aconteceu nesse dia e no outro dia, porque o que aconteceu no dia foi uma relação entre homem e mulher, dentro de quatro paredes. Algo que acontece com todo casal, e no dia seguinte não aconteceu nada demais. 

A gente continuou trocando mensagem, ela me pediu uma lembrança para o filho, e eu ia levar, e bom... e agora eu fui pego de surpresa por causa disso.

É muito ruim, muito triste. Isso não só magoa a mim, mas como toda a minha família, porque não só denegrir a minha imagem é ruim, mas sim o que eu sou, quem eu sou, a índole que eu tenho, o caráter que eu tenho. 

Eu fui criado muito bem, e estar exposto a isso é muito triste, muito ruim. 

Estou aqui falando abertamente para vocês que estou muito chateado, mas tenho que provar algo que seja sincero e que seja a verdade. E eu sou muito assim, sou muito eu, sou muito a verdade. 

Então, se for para expor as coisas que acontecem no dia a dia eu vou expor. Eu acho que agora é o momento exato para todo mundo ficar sabendo sobre o que aconteceu. 

É ruim. Me colocar nessa situação é bem chato. É muito triste acreditar que o mundo está assim, que existem pessoas que querem se aproveitar, que querem extorquir as outras pessoas. É realmente triste, é realmente doloroso. Mas já que me colocaram nessa situação, estou aqui me explicando para vocês. 

Já tem mais de três minutos, então espero que fique bem claro. Espero que a Justiça olhe as mensagens e veja o que realmente aconteceu. 

É com muita tristeza e com muita dor no coração que eu faço esse vídeo, que eu explico isso tudo. É uma situação bem chata, não só para mim como para a minha família também, e estou aqui para pedir perdão para a minha família por colocarem eles nessa situação."

Com informações do UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.