Brasil enfrenta EUA e precisa de vitória para avançar no Mundial de basquete

Equipe depende de combinação de resultados nesta segunda para se classificar

São Paulo

Após perder para a República Tcheca no último sábado (7), a seleção brasileira precisa vencer os Estados Unidos nesta segunda (9), a partir das 9h30 (de Brasília), para avançar às quartas de final da Copa do Mundo de basquete, na China.

Além da vitória contra os atuais bicampeões do mundo, o Brasil depende de uma combinação de resultados para se classificar. A equipe terá de torcer por uma vitória da Grécia contra a República Tcheca na primeira partida do dia, às 5h30 (de Brasília). Em caso de derrota grega, a seleção brasileira precisa bater os EUA por ao menos 22 pontos de vantagem.

“Os Estados Unidos já mostraram que não são imbatíveis. Mas para vencer teremos que mudar nossa mentalidade, contra os tchecos não fomos o Brasil que vínhamos sendo”, disse o ala Vitor Benite, o principal pontuador da seleção brasileira na derrota contra os tchecos, ao site do CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

Os EUA estão invictos na competição, com quatro vitórias em quatro jogos. A equipe, no entanto, passou por alguns sustos, como na vitória por um ponto de diferença (93 a 92) contra a Turquia, na segunda rodada da primeira fase.

A seleção americana não conta nesta edição com alguns de seus principais jogadores. Dos 12 atletas à disposição do técnico Gregg Popovich, apenas o armador Kemba Walker fez parte do All-NBA Team, que reúne os melhores jogadores da temporada 2018-2019. A equipe não tem astros como LeBron James, Sthepen Curry, Anthony Davis, entre outros.

O Brasil, por sua vez, perdeu a invencibilidade no sábado (7), ao ser dominado e derrotado pela República Tcheca (placar de 93 a 71). Antes, na primeira fase, venceu as seleções da Grécia, Nova Zelândia e Montenegro.

O Mundial dá sete vagas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Apenas a Austrália já garantiu o seu lugar, como a melhor seleção da Oceania. Os dois melhores das Américas –a Argentina já está classificada para as quartas de final–, os dois melhores europeus, o melhor africano e o melhor asiático também garantirão a vaga. 

Equipes que não conquistarem vaga terão outra chance no pré-olímpico mundial, que acontece no ano que vem.

Estados Unidos x Brasil -  Copa do Mundo de basquete
Segunda (9), às 9h30 (de Brasília), em Shenzhen
Na TV: SporTV 2

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.