Descrição de chapéu Futebol Internacional

Em Madri, Barcelona tenta se aproveitar de instabilidade do Real

Equipe de Zinedine Zidane vem de duas derrotas seguidas, por liga e Champions

S√£o Paulo

Duas derrotas seguidas, perda da lideran√ßa do Campeonato Espanhol e classifica√ß√£o em risco na Champions League. O cen√°rio vivido pelo Real Madrid n√£o √© dos melhores para receber neste domingo (1¬ļ) o Barcelona, no Santiago Bernab√©u, pela 26¬™ rodada da liga espanhola.

O Fox Premium, canal à la carte do grupo Fox, transmite com exclusividade a partida, que acontece às 17h (de Brasília).

Duelo entre as equipes no primeiro turno terminou empatado em 0 a 0
Duelo entre as equipes no primeiro turno terminou empatado em 0 a 0 - Albert Gea/Reuters

No √ļltimo fim de semana, o Real Madrid perdeu a lideran√ßa do Espanhol justamente para o Barcelona. Os catal√£es golearam no s√°bado (22) o Eibar, por 5 a 0, com quatro gols de Lionel Messi, e ultrapassaram o rival para assumir a ponta da tabela.

No domingo (23), a equipe de Zinedine Zidane perdeu para o Levante por 1 a 0 e terminou a rodada na segunda colocação.

Três dias depois, com a possibilidade de se recuperar da queda na liga local, o time da capital espanhola recebeu o Manchester City, no Santiago Bernabéu, e chegou a sair na frente do placar, com gol de Isco. Contudo, Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne viraram para os ingleses, que precisarão de um empate em Manchester para assegurar a classificação às quartas de final do torneio europeu.

Inevitável para os catalães é a lembrança das duas visitas em quatro dias do Barça à casa do rival na temporada passada, quando dois triunfos da equipe de Messi instalaram uma crise no clube madrileno, que terminou em hecatombe com a eliminação da Champions na sequência.

No dia 27 de fevereiro de 2019, o Barcelona foi ao Bernabéu e venceu o Real, então comandado por Santiago Solari, por 3 a 0 em jogo válido pela semifinal da Copa do Rei. A partida de ida havia terminado empatada em 1 a 1.

O confronto seguinte, pelo Campeonato Espanhol, no dia 2 de março, viu o clube da Catalunha sair vitorioso de Madri mais uma vez. O croata Rakitic marcou o gol do triunfo por 1 a 0, que fez com que o Barcelona abrisse 12 pontos de vantagem sobre o Real e avançasse com tranquilidade à conquista do título espanhol.

Com Solari pressionado e a perda de duas possibilidades de t√≠tulo em poucos dias, restou ao Real Madrid a Champions League, torneio que o clube havia faturado nas tr√™s edi√ß√Ķes anteriores, sob o comando de Zidane.

Ap√≥s vencer o Ajax em Amsterd√£ por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final, foi surpreendido pelos holandeses na volta e terminou eliminado da competi√ß√£o com a derrota por 4 a 1. Dessa forma, a equipe j√° encerrava a temporada em mar√ßo, tendo conquistado somente uma ta√ßa, a do Mundial de Clubes.

A lembran√ßa positiva das vit√≥rias em 2019 e o momento inst√°vel do rival ajudam a construir um cen√°rio favor√°vel ao Bar√ßa, que tem a possibilidade de aumentar a vantagem na lideran√ßa do Espanhol em um local no qual tem estado bastante √† vontade nos √ļltimos anos.

Dos √ļltimos 11 jogos pela liga espanhola no Santiago Bernab√©u, os catal√£es venceram 8.

"[O retrospecto] √Č bom, mas n√£o entra em campo. Estamos confiantes, pois temos um forte time para vencer, mas sabemos que √© muito dif√≠cil. Temos de focar no presente, e n√£o mais no passado", afirmou o goleiro Ter Stegen, que n√£o sofre um gol no Santiago Bernab√©u desde agosto de 2017.

Principal goleador do Real no Campeonato Espanhol com 18 gols, cinco atr√°s do artilheiro da liga, Messi, o franc√™s Karim Benzema n√£o marca desde 1¬ļ de fevereiro, quando anotou na vit√≥ria sobre o rival Atl√©tico de Madrid. De l√° para c√°, j√° s√£o cinco partidas de seca para o camisa 9.

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.