Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Palmeiras e Santos têm último compromisso antes da final da Libertadores

Equipes entram em campo nesta terça (26), em jogos atrasados do Brasileiro

São Paulo

A quatro dias da final da Libertadores, Palmeiras e Santos terão nesta terça-feira (26) seus últimos duelos pelo Campeonato Brasileiro antes de se enfrentarem na decisão da competição continental, sábado (30), às 17h, no Maracanã.

Em jogo adiado ainda pela primeira rodada do Nacional, o time alviverde confrontará o Vasco, no Allianz Parque, às 20h. No mesmo horário, também em duelo atrasado, da 28ª rodada, o Santos enfrentará o Atlético-MG, no Mineirão. Ambas as partidas serão exibidas pelo Premiere.

Diante da proximidade do duelo pela Libertadores, Abel Ferreira e Cuca devem adotar posturas diferentes. Enquanto o técnico palmeirense trabalha com a possibilidade de escalar titulares da equipe contra os cariocas, o treinador santista poupará seus principais atletas.

Dos titulares santistas, apenas o goleiro John viajou para Belo Horizonte. Os demais ficarão em preparação para a final. Já o Palmeiras, além de ir a campo com o que tiver de melhor à disposição, deverá ter o retorno do atacante Rony, desfalque nos últimos dois jogos por dores musculares.

A escolha de cada técnico para os jogos desta terça inverte a opção adotada por eles na rodada do fim de semana, quando os titulares do Santos perderam de virada do Goiás, na Vila Belmiro, por 4 a 3, e o Palmeiras, com vários reservas, foi derrotado pelo Ceará, por 2 a 1, fora de casa.

As partidas foram disputadas no domingo, o que deu aos elencos praticamente nenhum tempo de descanso entre os compromissos.

O revés do time alviverde impediu a equipe de se aproximar do Atlético-MG, o quarto colocado do Nacional e dono da última vaga direta na próxima edição da Libertadores. Em quinto, o Palmeiras soma três pontos a menos do que os mineiros (51 a 54).

Para tirar essa diferença nesta terça, a equipe de Abel dependerá de uma vitória santista. O Santos, com 45 pontos, também vê um triunfo diante do Atlético-MG como fundamental para se aproximar do próprio Palmeiras e do Grêmio, quinto e sexto colocados, respectivamente, donos no momento das duas vagas na fase preliminar da próxima Libertadores.

Santos e Palmeiras terão a chance de conquistar uma vaga direta no torneio continental na final desta temporada.

Os palmeirenses têm ainda um terceiro caminho para voltar à disputa da Libertadores, pois estão na final da Copa do Brasil, na qual enfrentarão o Grêmio. As duas partidas com os gaúchos por enquanto estão marcadas paras os dias 11 de fevereiro, em Porto Alegre, e 17, em São Paulo.

Caso o Palmeiras vença a Libertadores e vá ao Mundial de Clubes, essas datas serão alteradas para 28 de fevereiro e 7 de março.

Em meio às disputas de torneios de mata-mata, os dois times tiveram oscilações nos últimos dez jogos pelo Brasileiro, embora os palmeirenses tenham somado mais pontos.

Os comandados de Abel Ferreira venceram 5 dos últimos 10 compromissos pelo Nacional, perderam 3 e empataram 2. Nessa sequência houve uma goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians e uma derrota por 2 a 0 para o Flamengo, rival direto na busca pelo título brasileiro.

Já o time de Cuca sofreu 5 derrotas, empatou 2 vezes e ganhou somente 3 das últimas 10 partidas que disputou pela competição de pontos corridos, desempenho que o fez cair na tabela e passar a focar mais a final da Libertadores.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.