Descrição de chapéu Futebol Internacional

Líderes inesperados ameaçam domínio de times favoritos na elite europeia

Torneios acostumados aos mesmos de sempre ganham novos protagonistas nesta temporada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma pessoa desavisada que olha para a tabela das principais ligas europeias talvez não reconheça as classificações atuais dos torneios.

O Paris Saint-Germain, por exemplo, ganhou um concorrente na briga pelo título francês, fato raro na história recente do futebol no país. Barcelona e Real Madrid correm atrás do líder na Espanha e até mesmo na Itália, onde a Juventus reina absoluta há anos, a configuração atual da Serie A tem relegado ao time de Turim papel de coadjuvante.

Campeonatos nacionais acostumados à soberania de um ou dois clubes apresentam, nesta temporada, o ressurgimento de forças tradicionais ou campanhas sólidas de outras equipes que ameaçam o domínio de seus rivais mais poderosos.

A líder Inter de Milão busca encerrar o domínio da Juventus, eneacampeã consecutiva na Itália
A líder Inter de Milão busca encerrar o domínio da Juventus, eneacampeã consecutiva na Itália - Daniele Mascolo - 8.mar.2021/Reuters

A Serie A italiana assistiu a nove títulos consecutivos da Juventus de 2012 para cá. Soberana no cenário nacional, a equipe tenta reconquistar a Champions League, título que não conquista desde 1996.

Entretanto, comandado pelo estreante no cargo Andrea Pirlo, o time poderá ficar sem o título da liga após quase uma década. Quem lidera a competição é a Inter de Milão, com 65 pontos, 10 de vantagem para a terceira colocada Juventus (que tem um jogo a menos).

Na vice-liderança da Serie A está o Milan, o último campeão do país antes dos nove títulos seguidos do clube de Turim, com 56 pontos.

Outra liga nacional que se habituou a ver um único campeão na década passada foi a Bundesliga. O Bayern de Munique, campeão das últimas oito edições, segue na ponta nesta temporada, mas vê a aproximação do RB Leipzig, que venceu quatro das últimas cinco partidas e procura encerrar a sequência vitoriosa dos bávaros.

A oito rodadas do fim da competição, a diferença do Bayern para o seu concorrente mais direto é de apenas quatro pontos.

Protagonista solitário do futebol francês desde que passou a contar com o dinheiro do Qatar, o Paris Saint-Germain se vê em situação curiosa. Campeões de sete das últimas oito edições da Ligue 1, os parisienses estão na vice-liderança 1 com 60 pontos, três a menos que o ponteiro Lille.

Neste domingo (21), o PSG enfrenta o terceiro colocado Lyon, fora de casa. Ambos estão empatados na pontuação, mas a equipe da capital francesa leva vantagem nos critérios de desempate.

Assim como a Juventus e o próprio Bayern, o Paris Saint-Germain tem procurado transferir esse poder local para a disputa europeia. Em busca de seu primeiro título na Champions League, o clube foi finalista na temporada passada, quando perdeu para os bávaros e ficou com o vice-campeonato.

Nas oitavas de final da atual edição, o PSG passou pelo Barcelona e segue mirando sua primeira conquista no torneio. Nas quartas, enfrentará justamente o Bayern.

Quem já se despediu da Champions e pode se concentrar apenas na disputa de sua liga é o Atlético de Madrid, atual líder do Campeonato Espanhol com 63 pontos, três a mais do que o segundo colocado Real Madrid.

A equipe de Diego Simeone sonha com um título que não vem desde a temporada 2013/2014.

Nas últimas 20 edições de LaLiga, Barcelona e Real Madrid estabeleceram um duopólio e dividiram 17 taças entre eles (dez para os catalães e sete para o time de Madri). O Valencia conquistou outros dois campeonatos e o Atlético, um.

Eliminado tanto da Champions como da Copa do Rei, o clube tem somente o campeonato nacional pela frente.

Vizinho da Espanha, Portugal também tem um futebol que, nas últimas duas décadas, foi protagonizado por uma dupla: Porto e Benfica. Nas 20 edições anteriores, ambos conquistaram 18 taças entre eles (11 para o Porto, sete para o Benfica), e Boavista e Sporting ficaram com um troféu cada um.

Os dois clubes dominantes na liga local, contudo, parecem ter ficado para trás na atual temporada.

Líder em Portugal, o Sporting tem dez pontos de vantagem na tabela sobre o Porto, segundo colocado. O clube de Lisboa vislumbra a conquista de um título que não celebra desde a temporada 2001/2002.

Das principais ligas nacionais europeias, a única com desenrolar previsível é a Premier League.

Campeão de duas das últimas três temporadas, o Manchester City de Pep Guardiola lidera a competição com folga. O clube tem 71 pontos na ponta da tabela, 14 a mais do que o vice-líder, seu rival Manchester United.

Guardiola busca recuperar o troféu depois de ver o Liverpool conquistá-lo na temporada passada. A surpresa na tabela do Inglês é justamente o atual campeão, que ocupa apenas a sexta colocação, fora da zona de classificação da Champions League.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.