Hansi Flick substituirá Löw no comando da Alemanha após a Eurocopa

Treinador deixa o Bayern de Munique após série de conquistas pelo clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Hansi Flick, 56, atualmente à frente do Bayern de Munique, vai assumir o comando da seleção alemã após a Eurocopa, última competição em que o país será comandado por Joachim Löw, 61.

Em um comunicado divulgado nesta terça (25), a Federação Alemã de Futebol afirmou que Flick terá contrato até 2024, "que vai concluir com a Eurocopa em casa", destacou a entidade, em referência à competição que terá o país como sede daqui a três anos.

O treinador do Bayern era tido como o favorito para treinar a seleção ao ter anunciado que não iria continuar no clube, pelo qual ganhou sete títulos, entre os quais estão a Champions 2019/2020 e a edição 2020 do Mundial de Clubes, disputada este ano devido à pandemia de Covid-19.

Hansi Flick durante partida do Bayern de Munique contra a Lazio pela Champions League
Hansi Flick durante partida do Bayern de Munique contra a Lazio pela Champions League - Alberto Lingria - 23.fev.21/Reuters

"Estou muito impaciente porque vejo a categoria dos jogadores, especialmente dos jovens. Temos razões para encarar os próximos torneios, em especial a Eurocopa em casa, em 2024, com otimismo", afirmou.

Em março, Löw anunciou que deixaria o comando da Alemanha após 15 anos à frente da seleção. Nesse período, ele conquistou a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

De 2018 para cá, os alemães acumularam resultados decepcionantes: eliminação na fase de grupos no Mundial de 2018, rebaixamento na Liga das Nações e uma goleada por 6 a 0 para a Espanha em novembro do ano passado, a segunda pior derrota da seleção na história.

Na Eurocopa, inicialmente marcada para 2020 e adiada para 2021 também por causa da pandemia, o técnico busca se despedir em alta. Se possível, com mais um título, conquista que o colocaria em um seleto grupo de campeões mundiais que também faturaram o torneio europeu.

O primeiro treinador campeão tanto da Copa do Mundo como da Eurocopa, inclusive, foi um alemão: Helmut Schön, campeão da Euro em 1972 e mundial em 1974 com a Alemanha, de Franz Beckenbauer.

O segundo a entrar para a lista de vencedores das duas competições foi Vicente Del Bosque, espanhol que levou a seleção de seu país aos títulos da Copa do Mundo, em 2010, e da Euro, em 2012.

Joachim Löw encerrará depois da Eurocopa um ciclo que foi iniciado ainda em 2004, como assistente de Jürgen Klinsmann na seleção. Juntos, levaram a Alemanha ao terceiro lugar na Copa do Mundo disputada em casa, em 2006. Após o Mundial, Löw assumiu o comando da equipe.

O Bayern de Munique, por sua vez, anunciou que o substituto de Flick será Julian Nagelsmann, 33, atual técnico do Leipzig.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.