Descrição de chapéu Tóquio 2020 Natação

Ao cair na água, uruguaia realizou sonho olímpico que guerra tirou da avó

Nicole Frank é neta de ex-atleta que se classificou para edição cancelada de Helsinque-1940

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esporte sempre foi assunto nos almoços de domingo da família de Nicole Frank. Sentada no colo de sua avó esportista, ouviu dela as histórias de derrotas e vitórias que permeiam a vida de qualquer atleta.

De todas as experiências que absorveu, o relato que mais lhe marcou foi o da frustração que vovó Angelika viveu ao não poder disputar as Olimpíadas de Helsinque-1940. Nascida no Uruguai e radicada na Alemanha, Angelika Rädche era nadadora e competia nos 400 m e nos 800 m livre. Às vésperas dos Jogos, conseguiu índice olímpico e a classificação para representar a equipe de natação alemã.

Mas a Segunda Guerra, que primeiro tirou do Japão e levou para a Finlândia a realização das Olimpíadas, terminou por cancelar o evento com o avanço dos conflitos. Cancelou também o sonho de Angelika.

A nadadora uruguaia Nicole Frank, que fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio
A nadadora uruguaia Nicole Frank, que fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Secretaria Nacional de Deportes de Uruguay

Ao cair na piscina do Centro Aquático de Tóquio nesta segunda-feira (26) para a prova dos 200 m medley, a uruguaia Nicole Frank acertou uma conta pendente com o passado. Aos 17 anos, realizou o desejo olímpico que foi tirado de sua avó. Enveredar pelo caminho da natação foi natural para a atleta, que também praticou ginástica artística na infância. A água, porém, lhe atraiu mais que o tablado, talvez devido à presença frequente de Angelika nos treinos aquáticos da neta.

"Não sei o que tem com ela. Simplesmente me sinto confortável na água. Gosto dela porque é o meu espaço", disse, meses antes da estreia nos Jogos. Desde cedo, Nicole trabalha em busca da perfeição na piscina, como uma espécie de homenagem permanente a quem lhe fez se apaixonar pelo esporte.

Com apenas 13 anos, a nadadora já havia batido o recorde nacional nos 200 m medley. Com 15, era recordista nos 200 m e nos 400 m livre. Realizações que sua avó não pôde presenciar. Em janeiro de 2016, Angelika Rädche adoeceu e morreu, aos 90 anos de idade. Nicole Frank seguiu em seu processo de desenvolvimento, e o bom desempenho local levou a nadadora a ser contemplada com uma bolsa da FINA (Federação Internacional de Natação) para treinar em Atlanta, nos Estados Unidos, onde vive desde 2019.

Sua projeção era evoluir para obter a classificação aos Jogos de Paris-2024, mas os recordes nacionais e a participação em torneios como o Pan de Lima e o Mundial abriram novas possibilidades que ajudaram a encurtar a trajetória imaginada pela própria atleta, classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Ela não se classificou para as Olimpíadas só por ela. Fez isso por toda a família, e principalmente pela avó", disse a mãe, Cecilia, à ESPN, a dias da estreia olímpica da filha.

Nesta segunda, Nicole Frank teve bom desempenho no nado borboleta, assim como no costas e no peito, mas o crawl lhe custou a manutenção do rendimento ao longo da prova. A uruguaia bateu em 2min18s93, atrás da sérvia Anja Crevar e da peruana McKenna DeBever. Foi a última colocada de sua bateria, e a lanterna de toda a fase classificatória dos 200 m medley.

Ainda que derrotas não façam parte da lista de objetivos de um atleta, trata-se de resultado que não pode ser visto apenas sob o aspecto técnico, esportivo. No momento em que se lançou em direção à piscina do Centro Aquático de Tóquio, Nicole Frank realizou uma espécie de reparação histórica, o cumprimento de uma responsabilidade que ela assumiu, sem que ninguém pedisse, ainda criança.

Em algum lugar, Angelika Rädche sorriu e realizou seu sonho olímpico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.