Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Palmeiras tenta proteger vantagem e confirmar vaga nas quartas da Libertadores

Após vitória no Chile, time alviverde joga pelo empate contra a Universidad Católica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 100% de aproveitamento nas últimas sete partidas, o Palmeiras terá a chance nesta quarta-feira (21) de estabelecer a sua maior série de vitórias sob o comando de Abel Ferreira.

O feito será buscado diante da Universidad Católica (CHI), em partida que vale vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. No jogo de ida, no Chile, os brasileiros ganharam por 1 a 0. Agora, terão a vantagem de jogar pelo empate no Allianz Parque, em São Paulo, às 19h15. A Conmebol TV exibirá o duelo.

A atual sequência sem derrotas já igualou a melhor série que a equipe alviverde teve com o treinador português, obtida de 2 a 16 de maio, quando os palmeirenses venceram cinco jogos pelo Paulista e três pela Libertadores. Agora, são seis triunfos no Brasileiro e um no torneio continental.

Técnico Abel Ferreira durante partida do Palmeiras na Libertadores contra o Universitario
O técnico Abel Ferreira está satisfeito com o desempenho de seus atletas - Andre Penner - 27.mai.21/AFP

Para o comandante, a boa fase é reflexo da "cultura de vitórias" implementada no elenco. De acordo com ele, o segredo é mostrar que todos os jogadores têm a mesma importância, tanto os habitualmente escalados como titulares quanto os referidos como reservas, rótulos que o treinador prefere não adotar.

"No Palmeiras, todos somos um. Os 11 que entram jogam por aqueles que estão no banco, por todos os que trabalham no CT para nos proporcionar as melhores condições e pelos verdadeiros torcedores. É por eles que trabalhamos. Aqui, o titular é a equipe, a estrela é a equipe", diz Abel.

Os resultados recentes têm sido bons. Além de estar perto das quartas de final da Libertadores, o clube lidera o Campeonato Brasileiro com 28 pontos em 12 rodadas.

O bom desempenho devolveu ao treinador a tranquilidade que esteve ameaçada com dois fracassos. O ambiente ficou pesado após a queda precoce na Copa do Brasil, diante do CRB-AL, time da segunda divisão do Brasileiro. Pouco antes, o Palmeiras havia perdido a final do Paulista para o rival São Paulo.

Agora, o pior parece ter passado. Se confirmar a classificação diante da Católica, o time vai ampliar o ótimo retrospecto contra a equipe chilena, diante da qual nunca foi derrotado. São seis duelos, com cinco vitórias e um empate. Os jogadores palmeirenses, porém, evitam a armadilha de confiar no histórico.

"Nós sabemos que eles vão jogar de igual para igual aqui. Então precisamos manter o foco no que temos de fazer do começo ao fim", disse Gustavo Scarpa.

No Chile, até Raphael Veiga fazer o único gol do confronto, aos 41 minutos do primeiro tempo, em um pênalti bastante contestado, o time paulista foi pressionado pelos donos da casa.

Só depois de abrir o placar os brasileiros passaram a ficar mais com a bola e a controlar o duelo para ficar com a vitória. Assim, foi estabelecido um novo recorde na Libertadores. O Palmeiras passou a ter a maior sequência de invencibilidade como visitante na competição. Já são 13 partidas sem derrota fora de casa desde 2019, com dez vitórias e três empates, aproveitamento de 84,6%.

Cumprido o papel longe de casa, os comandados de Abel esperam finalizar o serviço no Allianz Parque.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.