Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021

Palmeiras cai para o CRB e registra vexame histórico na Copa do Brasil

Assim como em 2002, contra o ASA, time alviverde se despede cedo da competição nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela segunda vez em sua história, o Palmeiras acabou eliminado da Copa do Brasil na primeira fase de disputa do torneio. Quis o destino que novamente uma equipe alagoana provocasse um vexame do time alviverde na competição.

A exemplo do que fez o ASA de Arapiraca em 2002, o CRB eliminou a equipe paulista nesta quarta-feira (9), no Allianz Parque, em partida válida pela terceira fase do torneio. Após vencer no tempo normal por 1 a 0, os visitantes superaram os donos da casa nos pênaltis, por 4 a 3.

No jogo de ida, o Palmeiras havia vencido pelo placar de 1 a 0 e tinha a vantagem de atuar por um empate em casa. Mesmo assim, partiu para o ataque, teve o controle total da partida, mas não conseguiu converter nenhum gol mesmo finalizando mais de 30 vezes.

Enquanto isso, o CRB conseguiu balançar as redes com Ewandro, atacante revelado pelo São Paulo, em uma das duas finalizações que teve na partida.

Nos pênaltis, Willian, Gustavo Scarpa e Victor Luis marcaram pelo Palmeiras, enquanto Lucas Lima, Breno Lopes, Luiz Adriano e Marcos Rocha erraram. Diego Torres, Hyuri, Jatobá e Diogo Silva fizeram os gols da classificação dos alagoanos.

Gustavo Scarpa (à dir.) disputa a bola durante partida entre Palmeiras e CRB
Gustavo Scarpa (à dir.) disputa a bola durante partida entre Palmeiras e CRB - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Antes mesmo de a bola rolar, a partida já causava preocupações para o técnico Abel Ferreira. O time dele foi a campo com uma série de desfalques. Ao todo, nove atletas não estavam à disposição do treinador português.

Alguns deles também não poderão defender a equipe no clássico com o Corinthians, sábado (12), em jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. São os casos, por exemplo, do lateral esquerdo uruguaio Matías Viña e do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, ambos com suas seleções para a disputa da Copa América.

O goleiro Weverton é outra baixa para o clássico. Nesta quarta, porém, ele chegou a São Paulo a tempo de ser titular depois de estar com a seleção brasileira no Paraguai, em compromisso pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Nem a presença do goleiro, contudo, evitou que o CRB saísse à frente no placar no Allianz Parque, ainda no primeiro tempo. Aos 6 minutos de jogo, Ewandro abriu o marcador após receber a bola nas costas da defesa alviverde.

O atacante, formado nas categorias de base do rival São Paulo, bateu com tranquilidade na saída de Weverton para abrir o placar.

A vantagem dos visitantes se estendeu até o fim do tempo regulamentar, provocando a disputa por pênaltis e evocando nos torcedores do time alviverde a péssima lembrança da Copa do Brasil de 2002, quando o Palmeiras foi eliminado pelo ASA, de Arapiraca, zebra alagoana que entrou para a história do clube.

Naquele ano, a equipe perdeu o jogo de ida, em Alagoas, por 1 a 0. Depois, venceu por 2 a 1 em casa, mas acabou eliminada na primeira fase pelo gol sofrido em São Paulo. Na atual edição da competição, o gol qualificado não é critério de desempate.

O vexame, até então, havia marcado a única vez que o Palmeiras acabara eliminado na primeira fase que o time disputou em suas 26 participações na Copa do Brasil. Até a noite desta quarta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.