Descrição de chapéu Tóquio 2020

Seleção feminina de vôlei bate russas de virada e espanta fantasma de Rio-2016

Brasil, que há cinco anos capitulou nas quartas de final, disputará semifinal diante da Coreia do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Ao ganhar de virada das russas, a seleção brasileira feminina de vôlei expurgou fantasmas das Olimpíadas passadas.

Bicampeão olímpico em 2008 e 2012, o time capitulou diante da China nas quartas de final da Rio-2016 após ter passado invicto pela primeira fase.

Nos Jogos de Tóquio, a vitória contra o Comitê Olímpico Russo nesta quarta-feira (4), por 3 sets a 1 (23/25, 25/21, 25/19 e 25/22), levou a equipe comandada por José Roberto Guimarães, vitoriosa em todas as partidas até aqui, às semifinais do torneio. Terá pela frente a Coreia do Sul.

"O pessoal sabe que se deixar o Brasil crescer vai ter trabalho. Se a gente encontrar um pouco de força, vai brigar", afirmou o treinador.

O confronto desta quarta ameaçou ressuscitar o baque de cinco anos atrás, mas por fim evocou uma memória mais feliz para as brasileiras.

Rosamaria foi um dos destaques do Brasil na vitória contra a equipe russa
Rosamaria foi um dos destaques do Brasil na vitória contra a equipe russa - Valentyn Ogirenko/Reuters

Em 2012, nessa mesma fase da competição, a equipe verde-amarela bateu as russas num duelo histórico, após salvar seis match points.

Em Tóquio, nem de longe foi preciso chegar a tanto, embora o início do confronto tenha sido tenso para as brasileiras, atrás do marcador durante todo o primeiro set e na maior parte do segundo.

A recuperação ao fim da segunda parcial enfim colocou as brasileiras no comando da situação, como o histórico da primeira fase indicava que deveria ser.

O Brasil, é verdade que numa chave considerada mais fraca, chegou ao mata-mata com invencibilidade de cinco vitórias. Já as russas —que em Tóquio atuam sem o nome e a bandeira do país por conta de uma punição por doping— passaram na quarta colocação, com três vitórias e duas derrotas.

Quando as duas seleções se enfrentaram na Liga das Nações, em junho, a vitória brasileira foi obtida por 3 sets a 0, com ampla superioridade.

O torneio feminino tem sido marcado por diversas surpresas: eliminação da atual campeã, a China, na primeira fase, derrota da Turquia para a Coreia do Sul nas quartas de final e um confronto das favoritas Itália e Sérvia já nas quartas, em que as sérvias atropelaram as italianas.

O Brasil precisou restabelecer o favoritismo para não entrar nas estatísticas das eliminações inesperadas.

As russas impuseram velocidade desde o começo da partida e abriram uma vantagem de 4 a 0, enquanto as brasileiras cometiam muitos erros. Quando a vantagem chegou a 17 a 13, o técnico José Roberto Guimarães fez a inversão, colocando a levantadora Macris no lugar da oposta Tandara, e Rosamaria no de Roberta.

Foi o retorno de Macris ao time após dois jogos afastada por uma torção no tornozelo. Houve melhora, mas não suficiente para evitar a largada atrás.

Na segunda parcial, o Brasil conseguiu, pela primeira vez, ter vantagem no placar, 3 a 2, mas logo voltou a sofrer. Uma sequência de erros na recepção e no ataque possibilitou às russas abrirem um preocupante 15 a 9. Zé Roberto colocou Rosamaria no lugar de Tandara. Ao lado da central Carol, ela conduziu o time ao seu melhor momento, o que permitiu a virada e o empate em 1 set a 1.

No terceiro set, o Brasil enfim atuou com o controle do placar e teve paciência para levar a melhor em dois bons ralis. Num deles, Gabi salvou com o pé, e Macris arrematou com soco na bola.

A última parcial foi disputada ponto a ponto, com altos e baixos dos dois lados, mas no fim as brasileiras prevaleceram, num ponto com direito a defesa da líbero Camila Brait e contra-ataque de Rosamaria. A oposta foi a alma da recuperação e marcou 16 pontos, mesmo número da central Carol Gattaz. A ponteira Gabi, além de maior pontuadora, com 18, novamente liderou o time nos momentos decisivos.

Ao fim, muita comemoração e alívio do lado verde-amarelo. José Roberto Guimarães, técnico tricampeão olímpico, saiu correndo, com os dedos erguidos, exultante em voltar à disputa por uma medalha com a seleção feminina. Enquanto isso, o DJ executava a música "Sinônimos", aquela em que Chitãozinho e Xororó cantam "Quanto o tempo o coração leva pra saber/ Que o sinônimo de amar é sofrer".

Cerca de 50 pessoas ligadas ao COB (Comitê Olímpico do Brasil) e à CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) vibraram com o resultado nas arquibancadas, criando um pequeno ambiente de torcida, apesar das restrições de público. A nadadora Ana Marcela Cunha, campeã olímpica no mesmo dia, se juntou no apoio.

Entre as oito equipes classificadas às quartas de final, apenas Brasil e Comitê Olímpico Russo já conquistaram títulos olímpicos. As brasileiras em Pequim e Londres, e as russas, como União Soviética, nos jogos da Cidade do México-1968, Munique-1972, Moscou-1980 e Seul-1988.

Sobrevivente do duelo de campeões, o Brasil enfrentará a Coreia do Sul na sexta (6), em horário ainda a ser definido: 1h ou 9h (de Brasília). Sérvia, atual vice-campeã olímpica, e EUA, tricampeão da Liga das Nações, fazem o confronto de potências da atualidade na outra semifinal.

As disputas do ouro e do bronze serão realizadas no domingo (8), último dia dos Jogos de Tóquio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.