Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Fifa lamenta suspensão de Brasil x Argentina e abre investigação

Entidade afirma que recebeu relatórios da partida e irá analisar o ocorrido em Itaquera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fifa se pronunciou na manhã desta segunda-feira (6) sobre a suspensão do confronto entre Brasil e Argentina, no domingo (5), em São Paulo, pelas Eliminatórias, após agentes da Anvisa entrarem no gramado e interromperem a partida.

A entidade que comanda o futebol mundial lamentou o ocorrido na Neo Química Arena e disse que irá analisar os relatórios oficiais do jogo para realizar uma investigação.

"A Fifa lamenta as cenas anteriores à suspensão da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, que impediram milhões de torcedores de desfrutar de uma partida entre duas das mais importantes nações de futebol do mundo", disse a Fifa, em nota.

"Os primeiros relatórios oficiais da partida foram enviados à Fifa. Estas informações serão analisadas pelos órgãos disciplinares competentes e uma decisão será tomada no devido tempo", completou a entidade.

Já o presidente da Fifa, Gianni Infantino, classificou o caso na Neo Química como uma loucura.

“À noite [domingo] todos viram o que aconteceu na partida entre Brasil e Argentina, as duas equipes sul-americanas mais gloriosas. Alguns oficiais e a polícia entraram em campo e tiraram jogadores do campo”, afirmou o dirigente, durante reunião da associação europeia dos clubes (ECA), nesta segunda. “Isto é uma loucura, mas temos que lidar com esses desafios que se somam com a crise do coronavírus.”

O duelo entre Brasil e Argentina foi interrompido aos 6 minutos de jogo, depois que agentes da Anvisa entraram em campo para ordenar a retirada de quatro atletas argentinos que teriam descumprido normas sanitárias de quarentena ao entrarem no país.

Após a interrupção, com os jogadores alvicelestes no vestiário, a Conmebol anunciou a suspensão do duelo, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A notificação formal da Anvisa aos quatro jogadores da Argentina só teria ocorrido dentro do estádio, segundo alegações da Polícia Federal, que também enviou agentes à Neo Química Arena. Os policiais não poderiam agir até que a agência sanitária fizesse essa notificação.

Notificados os jogadores, a polícia poderia, então, tomar as medidas administrativas requisitadas pela Anvisa, como garantir o isolamento desses atletas e o cumprimento de medidas sanitárias em vigor no país.

Os jogadores argentinos deixaram o estádio por volta de 19h30 e foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal até o aeroporto de Guarulhos. No local, foram apenas ouvidos pela PF e notificados a deixar o Brasil, sem a abertura de investigação por infração sanitária. A delegação argentina embarcou logo em seguida, às 21h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.