Santos e São Paulo queriam Libertadores, mas ficaram com a Sul-Americana

Corinthians perde e salva Juventude no Brasileiro; Palmeiras vence na despedida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Santos e São Paulo tinham chances de chegar a uma vaga na próxima Copa Libertadores. Precisavam de combinações de resultados mas precisavam também vencer seus jogos. Isso não aconteceu.

Goleiro João Paulo fica irritado com o time do Santos durante partida contra o Cuiabá
Goleiro João Paulo fica irritado com o time do Santos durante partida contra o Cuiabá - Divulgação/SantosFC

Na Vila Belmiro, o Santos empatou por 1 a 1 com o Cuiabá e evitou a derrota apenas no segundo tempo, graças a um chute de Marinho que sobrou para Lucas Braga completar para o gol. O zagueiro Marllon havia aberto o placar para os visitantes na etapa inicial.

Durante boa parte da partida, o Santos teve mais posse de bola, mas padeceu do mesmo problema já visto em outros jogos do Brasileiro: a falta de criatividade e poder ofensivo. Sem o adversário oferecendo o contra-ataque, o time dirigido por Fabio Carille simplesmente não sabia o que fazer.

Quando mais precisou, a sorte lhe sorriu com a bola sobrando para Lucas Braga na área.

O Cuiabá teve de superar a ausência do atacante Clayson. Acusado de agressão a uma mulher na capital de Mato Grosso, ele teve o contrato rescindido e foi retirado da concentração.

Com o empate, o Santos conseguiu terminar o torneio na 10ª colocação, com 50 pontos, e se classificou para a próxima Copa Sul-Americana.

Ademir derruba o São Paulo em Belo Horizonte

No intervalo da partida na Arena Independência, o São Paulo percebeu que a combinação de que precisava para ir à Libertadores acontecia. Com o empate parcial por 0 a 0 com o América-MG, bastava fazer um gol e vencer para se classificar.

Mas quem balançou a rede no segundo tempo foi o América. Ademir infernizou a zaga paulista, anotou duas vezes, e os donos da casa ganharam por 2 a 0.

A oitava colocação e os 53 pontos vão levar os mineiros pela primeira vez em sua história para o mais importante torneio continental.

O São Paulo criou pouco, mas conseguiu manter certo equilíbrio nos primeiros 45 minutos. Mas, quando o rival avançou e forçou o jogo contra a zaga do time de Rogério Ceni, chegou à vitória.

Com o resultado negativo, o São Paulo terminou o Brasileiro na 13ª colocação, com 48 pontos, e também se garantiu na Sul-Americana.

Corinthians perde em Caxias do Sul, e Juventude se salva

Já sem pretensões no torneio, o Corinthians teve uma atuação sonolenta diante do Juventude, em Caxias. Sorte do time da casa, que lutou e conseguiu vencer a partida por 1 a 0, com gol de pênalti, convertido por Chico Kim, aos 38 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, a equipe da casa escapou do rebaixamento à Série B, ao terminar em 16º. O time alvinegro, que assegurou com antecedência uma vaga na fase de grupos da Libertadores, fechou sua participação no Nacional em quinto.

O resultado no Alfredo Jaconi também provocou a queda do Grêmio à Série B. Para evitar o descenso, a equipe de Porto Alegre precisava vencer o Atlético-MG, como conseguiu, e torcer por derrotas de Bahia e Juventude —no Castelão, os baianos perderam do Fortaleza, por 2 a 1, de virada.

Palmeiras se despede do Brasileiro com vitória

Na Arena Barueri, o Palmeiras também cumpriu tabela nesta quinta. Com a terceira posição assegurada, o time alviverde enfrentou o Ceará e venceu por 1 a 0, gol de Kevin. O time cearense ainda sonhava com uma vaga para a disputa da Libertadores, mas se classificou para a Copa Sul-Americana, em 11º.

O time alviverde voltou a atuar com um time formado em sua maioria por garotos após dar férias para os principais jogadores do elenco depois de conquistar a Copa Libertadores.

Desde a conquista da competição continental, o Palmeiras atuou em três partidas recheado de garotos e conseguiu duas vitórias (Cuiabá e Ceará) e um empate (Athletico).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.