Brasileiros são eliminados nas Olimpíadas de Inverno; veja destaques deste domingo

Manex Silva, no esqui cross-country, e Sabrina Cass, no esqui estilo livre, não avançaram na Pequim-2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois brasileiros competiram nas Olimpíadas de Inverno neste domingo (6), no quinto dia de disputas dos Jogos de Pequim-2022. Os atletas Manex Silva, do esqui cross-country, e Sabrina Cass, do esqui estilo livre, não avançaram nas competições.

Manex Silva, 19, foi o primeiro a competir. Ele recebeu uma volta a mais dos participantes que lideravam a disputa e não terminou a prova. Alexander Bolshunov, do Comitê Olímpico Russo, ficou com a medalha de ouro.

Manex Silva durante prova do esqui-cross country na Pequim-2022
Manex Silva durante prova do esqui-cross country na Pequim-2022 - Kai Pfaffenbach/Reuters

Pela regra da modalidade, quando um competidor coloca uma volta sobre outro, o participante atrasado é retirado. O brasileiro participou de prova inédita de esquiatlo nas Olimpíadas que combina os dois estilos de esquiar, o clássico e skating, e percorre distância de 15 km cada um.

Silva, que nasceu no Acre e vive na Espanha desde os dois anos, voltará a representar o Brasil na Pequim-2022. Na terça (8), o atleta competirá na modalidade sprint –estilo livre; na sexta (11), nos 15 km –estilo clássico; e no dia 19, na largada em massa 50 km –estilo livre.

Mais tarde, a brasileira Sabrina Cass, 19, ficou na 16ª colocação e não conseguiu avançar à final do moguls, modalidade do esqui estilo livre na qual os atletas descem um morro de neve e fazem acrobacias. A australiana Jakara Anthony levou a medalha de ouro.

Na quinta (3), Cass foi a primeira atleta do Brasil a estrear nos Jogos de Pequim. Ela ficou em 21º lugar na primeira descida do moguls. As dez primeiras colocadas foram direto para a final.

Campeã mundial júnior em 2019, Sabrina Cass tem dupla cidadania. Ela nasceu nos Estados Unidos e é filha de pai americano e de mãe brasileira. A atleta não terá outras participações na Pequim-2022.

Também neste domingo (6), a Nova Zelândia conquistou o seu primeiro ouro em Olimpíadas de Inverno com a atleta de snowboard Zoi Sadowski-Synnott. Ela já tinha faturado a medalha de bronze nos Jogos de PyeongChang, em 2018.

Na patinação artística, a russa Kamila Valieva, 15, recebeu a nota 90,18 na parte individual da prova por equipes e ficou próxima do recorde mundial, de 90,45, que é dela mesma. As disputas por medalha acontecem nesta segunda (7).

No sábado, um acidente marcou a prova da patinação de velocidade em pista curta. A americana Corinne Stoddard sofreu queda e quebrou o nariz durante as eliminatórias dos 500m. A atleta acabou eliminada e anunciou a fratura pelas redes sociais.

"Meu nariz está quebrado, mas a boa notícia é que estou liberada para continuar patinando e correndo. Obrigado pelo apoio", escreveu.

A Noruega tem duas medalhas de ouros e uma de bronze e lidera, momentaneamente, o quadro de medalhas. A Suécia está na segunda colocação com dois ouros. O Comitê Olímpico Russo aparece em terceiro lugar, com um ouro, duas pratas e dois bronzes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.