Corinthians demite Sylvinho após derrota e inicia busca por novo treinador

Jorge Jesus é um dos nomes cotados para a vaga, mas contratação é considerada difícil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians decidiu, após três partidas na temporada 2022, trocar seu treinador. Xingado por boa parte da torcida antes, durante e depois da derrota por 2 a 1 para o Santos, na noite de quarta-feira (2), Sylvinho foi demitido ainda nos vestiários da Neo Química Arena, em Itaquera.

Um constrangido Duilio Monteiro Alves fez breve pronunciamento para comunicar a saída do profissional de 47 anos. O presidente do clube do Parque São Jorge insistia na manutenção do técnico, mas se viu obrigado a alterar os planos.

"Entendemos ser o momento de interromper o trabalho com nosso treinador e o momento de fazer uma correção de rota. Vim aqui para comunicá-los e aproveito para agradecer todo o empenho do Sylvinho, todo o trabalho e toda a dedicação ao Corinthians", disse o dirigente.

Sylvinho, em sua última partida à frente do Corinthians, na qual foi bastante xingado pelos torcedores no estádio de Itaquera - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Ex-jogador formado na própria agremiação alvinegra, o técnico teve apenas 48% de aproveitamento desde sua contratação, em maio do ano passado. Foram 43 jogos: 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas, com 42 gols marcados e 40 sofridos.

A média, portanto, foi de menos de um gol anotado por partida. As críticas foram crescendo e chegaram ao ponto mais agressivo no duelo com o Santos. Houve vaias por parte dos torcedores antes mesmo de a bola rolar, quando o comandante foi anunciado ao fim da escalação.

No intervalo, a organizada Gaviões da Fiel puxou gritos contra Sylvinho. No segundo tempo, após um gol do Corinthians e uma rápida virada do rival, o clima se tornou hostil. Parte do público no setor leste, de ingressos mais caros do que os de arquibancada, xingou em coro o ex-atleta.

Confirmada a derrota, a torcida presente no setor das organizadas –que apoiou o time enquanto a bola rolou– tornou a cobrança pelo adeus do treinador mais pesada. "Se o Sylvinho não sair, olê, olê, olá, o pau vai quebrar", gritaram, entre outros cânticos impublicáveis.

A diretoria, então, decidiu pela demissão, efetivamente jogando fora o trabalho de pré-temporada realizado em janeiro. Agora, busca alguém para ocupar a vaga, uma procura que não é considerada fácil.

O primeiro nome que logo surgiu foi o do português Jorge Jesus, 67, que fez sucesso no Flamengo e deixou recentemente o Benfica. Pessoas ligadas ao Corinthians já haviam feito uma sondagem na virada do ano, porém, na ocasião, a opção foi manter Sylvinho.

Jorge Jesus foi recentemente demitido do Benfica - Patricia de Melo Moreira - 1º.nov.21/AFP

Um dos motivos era o alto preço. Os ganhos de Jesus em Portugal eram de 7 milhões de euros por ano, o equivalente a quase R$ 42 milhões. Para existir alguma possibilidade de acerto agora, o experiente treinador terá de aceitar um valor bem menor.

Outro português que tem o nome ventilado no clube é Vítor Pereira, 53, que deixou o Fenerbahçe no final do ano. Por enquanto, a diretoria diz que está avaliando as possibilidades e não tem negociações em andamento.

Enquanto um novo comandante não é contratado, a equipe fica sob comando interino de Fernando Lázaro, 40. Filho do ex-jogador alvinegro Zé Maria, ele é membro fixo da comissão técnica do Corinthians. Doriva, que era auxiliar de Sylvinho, também saiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.