Ashleigh Barty, número 1 do mundo, anuncia aposentadoria do tênis aos 25 anos

Decisão surpreendeu esportistas; tenista disse não ter mais motivação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sydney | AFP

A tenista australiana Ashleigh Barty, 25, a número um do mundo no ranking feminino de tênis, surpreendeu o mundo esportivo nesta quarta-feira (23) ao anunciar a sua aposentadoria.

"Hoje é um dia difícil e emocionante para mim, pois anuncio minha aposentadoria do tênis", afirmou em sua conta no Instagram.

A australiana Ashleigh Barty comemorando após derrotar Sofia Kenin, dos EUA, no torneio de tênis individual feminino da Adelaide - Brenton Edwards/AFP

Barty deu a notícia semanas depois de se tornar a primeira vencedora local do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, em 44 anos.

Em uma mensagem de vídeo chorando com sua amiga e ex-parceira de duplas Casey Dellacqua, ela disse que está "agradecida por tudo que esse esporte me deu".

"Sucesso para mim é saber que dei absolutamente tudo, tudo que posso. Estou feliz e sei quanto trabalho dá para conquistar o melhor", disse. "É só que eu não tenho mais isso em mim. Eu não tenho mais a motivação física, o desejo emocional e tudo mais que é preciso para se esforçar para estar no nível mais alto".

Ela afirmou que agora é o momento para ir atrás de outros sonhos.

Barty é a número 1 há mais de dois anos e está se aposentando depois de vencer três títulos de Grand Slam: Roland Garros 2019, Wimbledon em 2021 e o Aberto da Austrália este ano.

O mundo do tênis recebeu o anúncio com surpresa, assim como a Women's Tennis Association (WTA) no Twitter.

"Obrigado por ser uma embaixadora incrível do esporte. Sentiremos muito sua falta, Ash", publicou a WTA, depois de afirmar que ela deixará "uma marca indelével na quadra, fora da quadra e em nossos corações".

Por sua vez, Karolina Pliskova, que Barty derrotou no ano passado em Wimbledon, parabenizou a australiana por uma "carreira incrível".

"Foi um privilégio dividir a quadra com você", tuitou a ex-número um tcheca. "Nós sentiremos sua falta".

Por sua vez, o britânico Andy Murray, três vezes vencedor do Grand Slam, postou no Twitter: "Feliz por @ashbarty. Triste pelo tênis. Que jogadora!"

Até o primeiro-ministro australiano Scott Morrison prestou homenagem à tenista. "Quero agradecer, Ash, por inspirar um país, inspirar uma nação em um momento em que o país realmente precisa", disse Morrison.

No ano passado, ela ficou noiva de seu namorado de longa data, Garry Kissick, que costuma estar presente quando ela joga e publica mensagens de apoio nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.