Descrição de chapéu Libertadores

Athletico quebra hegemonia do Palmeiras e volta à decisão da Libertadores

Time paranaense deve encarar o Flamengo, outro favorito a avançar à decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta terça-feira (6), o Athletico Paranense impediu o Palmeiras de chegar a sua terceira final seguida na Libertadores. No Allianz Parque, o time visitante foi buscar um empate por 2 a 2 depois de estar perdendo por 2 a 0. No agregado, somou 3 a 2 já que havia vencido na ida, por 1 a 0.

Campeão em 1999 e nas duas últimas edições, de 2020 e 2021, a equipe palmeirense buscava seu quarto troféu continental. Já o Athletico terá mais uma vez a chance conquistar o inédito título. Em 2005, o time de Curitiba chegou à decisão, mas acabou superado pelo São Paulo.

Desta vez, contou com gols de Pablo e Terans para ter mais uma chance na final do campeonato. Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez também marcaram na partida.

Jogadores do Athletico Paranaense comemoram classificação à final da Libertadores
Jogadores do Athletico Paranaense comemoram classificação à final da Libertadores - Miguel Schincariol/AFP

A final será em 29 de outubro, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador. E o Flamengo deverá ser o adversário da equipe de Felipão. No primeiro jogo da outra semifinal, o time carioca ganhou do Vélez Sarsfield por 4 a 0, na Argentina. Finalista em 2021, o time carioca busca seu terceiro título.

No Allianz, o Palmeiras também deu pinta de que poderia voltar à final e reeditar o confronto que marcou a decisão do ano passado. Com apenas três minutos, Gustavo Scarpa abriu o placar na casa alviverde.

O Palmeiras até controlou o jogo depois disso, mas não conseguiu converter sua superioridade em campo em mais gols nos 45 minutos iniciais. Pior do que desperdiçar, ao menos, duas chances claras, uma delas com Bruno Tabata livre na grande área, foi perder um jogador antes do intervalo.

Pablo (à esq.) comemora gol em partida contra o Palmeiras pela Libertadores
Pablo (à esq.) comemora gol em partida contra o Palmeiras pela Libertadores - Nelson Almeida/AFP

Aos 47, Murilo foi expulso após uma dura entrada em Vitor Roque. O palmeirense acertou a coxa do rival com a sola da chuteira. Inicialmente, o árbitro uruguaio Esteban Ostojicj deu um cartão amarelo para o zagueiro, mas mudou sua marcação após revisar o lance no VAR (árbitro de vídeo).

Na etapa final, mesmo em desvantagem numérica, o Palmeiras conseguiu chegar ao segundo gol logo aos nove minutos, com Gustavo Gómez, de cabeça. À essa altura, a vaga estava nas mãos do time da casa.

O cenário só mudaria aos 19, quando Pablo descontou. Com 2 a 1 no Allianz, o placar agregado apontava 2 a 2 e a definição da vaga se arrastava para os pênaltis.

Aos 39, porém, Terans empatou o duelo e decretou a classificação dos paranaenses no tempo normal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.