Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Fan Fest tem avalanche de torcedores pelo 1º gole de cerveja 'oficial' da Copa

Em Doha, um dia após decisão dos organizadores de não vender a bebida perto dos estádios, fãs correm para consegui-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Torcedor festeja com cerveja na abertura da Fan Fest de Doha, capital do Qatar
Torcedor festeja com cerveja na abertura da Fan Fest de Doha, capital do Qatar - Marko Djurica - 19.nov.2022/Reuters
Raphaelle Peltier
Doha | AFP

Milhares de torcedores fizeram fila em Doha por mais de uma hora neste sábado (19) aguardando o momento de comprar a primeira cerveja "oficial" da Copa do Mundo de 2022.

Na véspera do jogo de abertura entre Qatar e Equador, a Fan Fest da Fifa abriu suas portas e, três horas depois, as barracas de cerveja foram abertas no parque Al Bidda, na capital do Qatar.

Um dia depois da decisão dos organizadores de não vender cervejas nos arredores dos estádios e disponibilizar a bebida somente nas áreas destinadas aos fãs, o momento era muito esperado por torcedores ansiosos, que na abertura dos portões correram como numa prova de 100 m em busca do primeiro gole.

Greg Krawiec, 31, americano torcedor da Polônia, tinha prometido que estaria entre os primeiros da fila por uma cerveja. Cumpriu sua promessa.

"Corta um pouco o coração porque gosto de beber uma cerveja enquanto assisto a futebol, mas isso não vai diminuir o interesse no torneio", disse ele.

"Queremos que o Mundial seja festivo, e a cerveja ajuda a divertir, mas temos que nos adaptar", afirmou o mexicano Alan Sánchez, 30.

Juan Álvarez, por sua vez, mostra seus dotes de equilibrista carregando 12 cervejas compradas a 50 riais do Qatar (aproximadamente R$ 75, na cotação atual) cada uma, preço similar aos praticados nos hotéis internacionais e mais alto do que o declarado em um primeiro momento pelos organizadores.

'Quatro cervejas em vez de uma'

"Eu vou beber pelo menos três", anuncia Álvares enquanto assiste ao espetáculo pirotécnico. "Os fogos de artifício e os lasers estão demais, mas não um Mundial sem cerveja."

Como a maioria dos torcedores vindos do exterior, a americana Katherine Castellanos, 30, aceita as restrições impostas pelas autoridades do Qatar, um emirado muçulmano conservador.

Ela dá uma dica preciosa antes de se unir à multidão de 40 mil pessoas residentes no Qatar e visitantes, em sua maioria latino-americanos: "Quando chegar ao balcão, compre quatro cervejas em vez de uma".

Na programação do resto da tarde, a inauguração oficial da Fan Fest pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e um show do cantor colombiano Maluma.

Os DJs Diplo e Calvin Harris, o grupo Clean Bandit e o rapper Gims também estavam entre as atrações musicais da festa.

Várias áreas particulares de torcedores, muitas delas com venda de bebidas alcoólicas sem restrições, estão espalhadas por Doha.

Os organizadores da Copa prometem 90 eventos especiais até a final do torneio, no dia 18 de dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.