Alemanha precisa voltar ao básico, diz o técnico Hansi Flick

Treinador fala em preparar a nova geração para o futuro após eliminação na Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Al Khor (Qatar) | Reuters

A Alemanha tem qualidade suficiente para se tornar uma força dominante no futebol novamente, mas uma coisa que está faltando é a força defensiva que os ajudou a vencer quatro Copas do Mundo, disse o técnico Hansi Flick após a eliminação nesta quinta-feira (1º).

A Alemanha finalmente ganhou seu primeiro jogo da fase de grupos no torneio no Qatar com uma vitória caótica por 4 a 2 sobre a Costa Rica. Mas a surpresa do Japão sobre a Espanha fez com que o time de Flick terminasse em terceiro no saldo de gols e saísse do torneio na primeira fase —assim como ocorreu em 2018.

Quando questionado sobre o que a Alemanha precisava para ser considerada novamente na elite mundial, Flick disse que eles precisavam seguir o exemplo da Espanha, depois que seus colegas europeus construíram um time jovem, com uma base tática forte.

Imagem colorida mostra o técnico alemão Hansi Flick, andando com os pés voltados para dentro. Ele usa um terno escuro e um tênis branco
O técnico alemão Hansi Flick, durante a partida contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo do Qatar - Franck Fife/AFP

"Temos jogadores em grandes clubes e temos qualidade. Para o futuro do futebol alemão, precisamos treinar de forma diferente", disse Flick.

"Há anos que falamos de novos goleiros e laterais. Mas o que sempre foi bom é que defendemos bem. Precisamos do básico [para estar certo]."

"A Espanha é boa em treinar jogadores jovens, eles conhecem muito bem suas táticas. Nos próximos 10 anos, precisamos nos concentrar na nova geração de jogadores de futebol."

A Alemanha marcou apenas dois gols antes de chegar à última partida da fase de grupos e, embora Flick não quisesse "procurar desculpas", ele admitiu que um dos motivos da eliminação precoce foi a falta de eficiência na frente do gol.

"Teria sido bom vencer a Espanha, superar o adversário e também nos recompensar com mais gol. Isso teria sido o ideal. Infelizmente, não conseguimos."

"Cumprimos nosso dever hoje com uma vitória, mas o resultado poderia ter sido melhor."

Flick também se recusou a culpar a Espanha pela derrota para o Japão, que liderou o grupo com duas vitórias sobre times europeus.

"Não me importo com outros times, tudo depende de nós. Se você olhar para os jogos e o número de gols marcados, a culpa é nossa", disse ele.

"Estou convencido de que tivemos chances na partida contra a Espanha. Você tem que aproveitar suas chances. Teria sido uma situação diferente hoje."

Enquanto a Alemanha lutou como um todo, houve vida em torno do terço final graças ao enérgico Jamal Musiala, que esteve no centro da maioria de seus ataques.

"É difícil destacar um jogador, mas é lamentável que um jogador como Jamal não possa mais jogar no torneio", disse Flick.

"Ele é fantástico, suas habilidades, seu um contra um, ele é excelente. Nos próximos anos, temos talento [aparecendo], estamos indo na direção certa, mas realmente temos que focar no treinamento métodos.'

"Jamal foi treinado na Inglaterra, não na Alemanha. Kai Havertz também trouxe seu jogo. Também temos outros jovens jogadores entre nós e precisamos tirar as conclusões certas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.