Imprensa alemã detona: 'Alemanha é apenas um anão do futebol'

Jornal Bild afirma que, ao contrário do que todos pensavam, seleção mostrou que era possível ser ainda pior do que foi na Rússia-2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A segunda eliminação consecutiva da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo caiu como uma bomba na imprensa local. O principal jornal do país, o Bild, estampou em seu portal uma foto do atacante Füllkrug deitado no chão, com os braços cobrindo o rosto e a manchete: "Que embaraçoso! Estamos fora!".

No texto da partida decisiva contra a Costa Rica, a reportagem destacou que mesmo a vitória por 4 a 2 sobre a Costa Rica nesta quinta-feira (1º) não foi suficiente para garantir a classificação às oitavas de final, uma vez que o Japão derrotou a Espanha por 2 a 1.

Manchete do jornal alemão Bild diz "Que embaraçoso! Estamos fora!" após a eliminação da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar
Manchete do jornal alemão Bild diz "Que embaraçoso! Estamos fora!" após a eliminação da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar - Reprodução

"O futebol da Alemanha está no chão. Finalmente. Pela segunda vez consecutiva, a Alemanha caiu na fase de grupos de uma Copa do Mundo. O recorde amargo: uma derrota constrangedora contra o Japão, um empate forte contra a Espanha e uma vitória contundente contra a Costa Rica", analisou o texto, que seguiu destacando a decadência do futebol tetracampeão mundial.

"Depois da Rússia 2018, pensamos: não pode ficar pior. Agora sabemos: piora."

No final, o texto ainda lembrou da eliminação dos alemães para a Inglaterra nas oitavas de final da Eurocopa de 2021, por 2 a 0. Outro resultado lamentado pelos torcedores.

"Três torneios seguidos em que não conquistamos nada. O mundo do futebol tremia diante de nós. Como uma 'equipe de torneio', fomos elogiados. Agora a Alemanha é apenas um anão do futebol", finalizou a reportagem.

A revista Der Spiegel destacou que a Alemanha "teve mais chances de marcar do que qualquer outro time - e falhou". A manchete foi: "A poucos milímetros, e ainda a quilômetros de distância dos melhores do mundo".

No Welt, a manchete ficou para a bola decidida pelo VAR na vitória do Japão sobre a Espanha. "Bola fora ou não? Milímetros decidiram a eliminação da Alemanha.

Em outro título, o site estampou: "Acabou após a rodada preliminar - o desastre alemão está selado".

O Morgenpost destacou que o desastre foi perfeito: "A Alemanha é eliminada".

O Tagesspiegel não poupou o técnico Flick: "Flick não é inocente. Os problemas óbvios estão com a equipe da Federação Alemã há muito tempo".

O Franfurter Allgemeine manchetou apenas "A próxima queda", mas no texto destacou a atuação do atacante Jamal Musiala, a quem chamou de "Um raio de esperança". "Um jovem de 19 anos não pode carregar sozinho o fardo do futebol alemão. No entanto, Jamal Musiala continua sendo um vislumbre de esperança."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.