Descrição de chapéu Futebol Internacional

Juventus tem punição anulada, recupera pontos e salta para terceiro no Italiano

Processo vai para a Corte de Apelação; clube havia sido punido por fraude fiscal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano, principal órgão esportivo da Itália, comunicou nesta quinta-feira (20) a decisão de anular a punição que retirou da Juventus 15 pontos no Campeonato Italiano.

O clube de Turim havia sido penalizado por causa de fraudes fiscais. A equipe nega irregularidades e diz que sua contabilidade está de acordo com os padrões da indústria.

Faltando oito jogos para o fim do certame italiano, a decisão levará a Juventus do sétimo para o terceiro lugar na tabela do torneio, com 59 pontos, 16 atrás do líder Napoli, mas de volta à zona de classificação para a Champions League.

Allianz Stadium, em Turim, casa da Juventus
Allianz Stadium, em Turim, casa da Juventus - Massimo Pinca - 13.abr.23/Reuters

A decisão do conselho veio depois que a equipe de Turim apelou de uma sentença emitida pelo tribunal de futebol da Itália em janeiro, ao analisar a forma como o clube e vários outros times lidavam com acordos de troca de jogadores.

O tribunal de futebol também impôs proibições de ocupar cargos no futebol italiano a 11 diretores atuais e anteriores da Juventus, incluindo o ex-presidente Andrea Agnelli.

Aceitando parcialmente o recurso do time, o órgão não inocentou o clube de irregularidades, mas decidiu que um tribunal de futebol composto por diferentes juízes deve agora abrir um novo processo e propor uma punição mais adequada.

Tribunal determinou que o ex-presidente da Juventus, Andrea Agnelli, seja proibido de ocupar cargos por 24 meses
Tribunal determinou que o ex-presidente da Juventus, Andrea Agnelli, seja proibido de ocupar cargos por 24 meses - Marco Bertorello - 28.nov.22/AFP

No entanto, a Juventus também enfrenta possíveis penalidades esportivas, incluindo deduções de pontos, em um caso separado. A Federação Italiana de Futebol está processando o clube por supostas irregularidades em seus pagamentos aos jogadores.

A FIGC encerrou as investigações na semana passada e deve decidir se o clube deve enfrentar outro tribunal de futebol.

As investigações das autoridades esportivas foram desencadeadas por investigações de promotores criminais em Turim, onde o clube está sediado, em um caso sobre suposta contabilidade falsa.

Uma audiência criminal para decidir se deve ordenar um julgamento para Andrea Agnelli, outras 11 pessoas e o próprio clube começou no mês passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.