O que ver no 5º dia de Copa do Mundo além da seleção brasileira

Segunda (24) também tem estreia da Alemanha, número 2 do ranking da Fifa, e fim da primeira rodada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida será disputada no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália, e é a segunda do grupo F, que já teve empate entre França e Jamaica.

Assim, as comandadas de Pia Sundhage podem aproveitar a dificuldade da favorita França e as estreantes panamenhas para avançar à próxima rodada na liderança da chave.

Antes da estreia do Brasil, o quinto dia da Copa do Mundo também tem os duelos entre Itália e Argentina, às 3h, em Auckland, Nova Zelândia, e entre Alemanha e Marrocos, às 5h30, em Melbourne, Austrália.

Gabi Nunes e Bruninha em último treino em Adelaide, Austrália, antes da estreia da seleção brasileira
Gabi Nunes e Bruninha em último treino em Adelaide, Austrália, antes da estreia da seleção brasileira - Thais Magalhães/CBF Divulgação

Confira os destaques do dia e onde assistir às partidas

3h — Itália x Argentina
Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia
Transmissão: YouTube/Twitch (CazéTV) e Fifa+

As seleções de Itália e Argentina fazem sua estreia na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia em confronto válido pelo grupo G, o mesmo de Suécia e África do Sul.

Com o mesmo número de participações em Mundiais, quatro, contando a atual, Itália e Argentina buscam resultado positivo para ficar em posição mais confortável ao lado da Suécia, favorita do grupo, que lidera após vitória de virada sobre as sul-africanas.

As argentinas, porém, têm retrospecto mais desfavorável em Copas: em 9 partida disputadas, foram 2 empates, 7 derrotas e nenhuma vitória até aqui. Já as italianas, cujo melhor resultado em Mundiais foi chegarem às quartas de final (em 1991 e 2019), têm aproveitamento positivo: 6 vitórias, 5 derrotas e 1 empate.

5h30 — Alemanha x Marrocos
Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne, na Austrália
Transmissão: YouTube/Twitch (CazéTV), ge, Globoplay, Fifa+ e SporTV

Segunda colocada no ranking da Fifa, a seleção da Alemanha faz sua estreia contra a estreante equipe do Marrocos.

As alemãs são bicampeãs mundiais (2003 e 2007), campeãs olímpicas nos Jogos do Rio-2016 e oito vezes vencedoras da Eurocopa, além de terem um liga nacional forte que, com frequência, vê seus times disputarem a Champions League. Em 2023, por exemplo, o Wolfsburg ficou com o vice-campeonato após ser derrotado pelo Barcelona.

As marroquinas chegam para sua primeira participação em Copas do Mundo. A equipe africana é apenas 72ª colocada no ranking da Fifa e vai tentar segurar as europeias, que devem estar na briga pelo título.

À parte o jogo, as jogadoras marroquinas vão marcar a história do Mundial com a defensora Nouhaila Benzina, que deve se tornar a primeira atleta do torneio a jogar utilizando o hijab —lenço usado por muçulmanas que cobre os cabelos e orelhas. Liberada pela Fifa na última Copa, a vestimenta foi proibida na França, sede do torneio em 2019.

Seleção da Alemanha treina em Melbourne, Austrália, antes da estreia na Copa do Mundo de 2023
Seleção da Alemanha treina em Melbourne, Austrália, antes da estreia na Copa do Mundo de 2023 - Hannah Mckay/Reuters

8h — Brasil x Panamá
Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália
Transmissão: YouTube/Twitch (CazéTV), Globo, ge, Globoplay, SporTV e Fifa+

23h — Colômbia x Coreia do Sul
Sydney Football Stadium, em Sidney, na Austrália
Transmissão: YouTube/Twitch (CazéTV), ge, Globoplay, Fifa+ e SporTV

Coreia do Sul e Colômbia fecham a primeira rodada da fase de grupos com confronto que deve ser equilibrado. Próximas no ranking da Fifa (Coreia em 17ª e Colômbia em 25ª), as duas seleções também têm retrospectos parecidos nas participações anteriores em Mundiais.

Enquanto a Coreia vai para sua quarta edição, a Colômbia estão em sua terceira. São 4 derrotas, 2 empates e 1 vitória para as sul-americanas, no total; 8 derrotas, 1 empate e 1 derrota para asiáticas.

A seleção da Colômbia disputou a final da Copa América de 2022, contra o Brasil, e ficou com o segundo lugar após derrota por 1 a 0, gol de Debinha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.