Carlsen e Niemann chegam a acordo após acusações de trapaça no xadrez

Jogadores dizem estar dispostos a se enfrentar novamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oslo (Noruega) | AFP

O enxadrista norueguês Magnus Carlsen e o norte-americano Hans Niemann, que tiveram disputa depois de o primeiro ter acusado o outro de trapacear em um torneio, chegaram a um acordo. Segundo um comunicado do site chess.com, eles estão dispostos a se enfrentar novamente.

"Ambas as partes negociaram de boa-fé, em particular desde junho para resolver seus problemas e seguir em frente", diz o comunicado. "Estamos felizes em anunciar que todas as partes chegaram a um acordo."

A disputa entre os dois jogadores começou em 5 de setembro de 2022, quando Niemann derrotou Carlsen, então pentacampeão mundial, na Copa Sinquefield, um torneio de xadrez realizado anualmente em Saint-Louis, Missouri, Estados Unidos.

O norueguês se retirou do torneio, acusando seu adversário de trapacear.

Carlsen (à esq.) questionou derrota para Niemann (à dir.) - Crystal Fuller /Grand Chess Tour

O site chess.com, a primeira plataforma de xadrez online do mundo, considerou que o norte-americano "provavelmente trapaceou" pelo menos umas cem vezes em partidas online.

Niemann processou seus detratores na Justiça norte-americana, exigindo US$ 100 milhões (R$ 521 na cotação da época) de indenização, mas um juiz federal negou a acusação em junho.

Embora tenha admitido ter trapaceado no chess.com em duas ocasiões, quando tinha 12 e 16 anos, Niemann, agora com 20 anos, disse que nunca mais fez isso.

"Eu aceito e entendo o relatório do chess.com, inclusive a afirmação de que não há prova conclusiva de que Niemann trapaceou em sua partida comigo na Copa Sinquefield", afirmou seu rival Magnus Carlsen no comunicado.

"Estou disposto a jogar contra Niemann no futuro, se nos encontrarmos", acrescentou.

Niemann, também citado no comunicado, disse que está "ansioso para jogar xadrez em vez de enfrentar a Justiça".

Considerado o maior enxadrista do século 21, Carlsen desistiu de disputar o Campeonato Mundial a partir de 2023, cansado do formato da competição e da sucessão de partidas longas, deixando assim Ding Liren tornar-se o primeiro campeão mundial chinês da história.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.